Estudante gaúcha é única brasileira a apresentar pesquisa de neurologia em evento nos EUA

Ela nem se formou ainda, mas já é um fenômeno. A estudante de Medicina da Ulbra, Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única aluna de Medicina entre os palestrantes do evento.

Janice Silva / Divulgação


Durante o estágio curricular em pediatria, Anna Carolina, que é natural de Caxias do Sul e mora em Porto Alegre, acompanhou um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Ulbra, em Canoas: uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel.

É uma condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje. A síndrome pode causar uma série de problemas, como deficiência intelectual, alterações imunológicas e infecções de repetição.

Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.

— Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença — explica Anna, cujo estudo teve como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, sob orientação do neurologista e professor William Alves Martins.

— Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas — afirma Martins.

Anna Carolina é estudante no penúltimo ano do curso e tem dois grandes interesses: a Neurologia e a pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no Exterior.

Fonte: GZH



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários