Uma série de atrações marcou, nesta semana, a abertura oficial do 40º “Natal Luz de Gramado” (Serra Gaúcha), um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do Rio Grande do Sul. A expectativa é de ao menos 2,8 milhões de visitantes até o encerramento, em 11 de janeiro – a Gramadotur, empresa organizadora, pretende obter do livro “Guinness” dos recordes o reconhecimento de maior festa da modalidade no mundo.
| Divulgação |
A programação inicial teve a tradicional procissão luminosa “Caminho de Luzes”, conduzindo o público desde a Praça das Etnias até a Rua Coberta. Em seguida, o espetáculo de acendimento na Avenida das Hortênsias e uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado completaram a lista de espetáculos da noite de quinta-feira (23), primeiro dia de festival.
Com orçamento de R$ 37 milhões, a programação abrange mais de 300 shows, desfiles e concertos, dentre outros, envolvendo 2,5 mil profissionais (elenco, produção, pessoal de apoio e terceirizados). Além de atrações com ingresso pago, estão previstos 167 shows gratuitos, em diferentes pontos da cidade, bem como ações solidárias. As informações são divulgadas no site natalluzdegramado.com.br.
Gestores do evento comemoram
“Com uma bela e revigorada decoração natalina, iluminada por aproximadamente 4 milhões de pontos de led, Gramado convida o Brasil a viver uma experiência única. O Natal Luz é mais que um evento, é também um sentimento coletivo de alegria, esperança e tradição marcada por quatro décadas de emoção, cultura e fé”, diz a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
O titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, ressalta que o Natal Luz reafirma a vocação do Estado para o segmento e que os números positivos desta edição reforçam o bom desempenho do setor. Segundo ele, trata-se de um símbolo da força do turismo gaúcho e do impulsiono ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com impacto positivo direto a milhares de famílias da Serra.
“O turismo gaúcho passa por momentos decisivos e eventos como este ajudam a consolidar o Rio Grande do Sul como destino competitivo, reforçando a retomada econômica e a valorização da cultura local por meio de um evento que atrai visitantes de diversas regiões do País por um período extenso”.
A relevância do evento se reflete também na movimentação da rede hoteleira, gastronômica e comercial, que opera em ritmo intenso durante toda a temporada. A partir desta edição, o investimento em mobilidade, divulgação e parcerias com o setor privado foi ampliado, fortalecendo a infraestrutura e a experiência dos visitantes.
“Este é o momento de mostrar que o Rio Grande do Sul abraça o visitante, oferece experiências de qualidade e projeta nossa identidade como destino de referência”, concluiu o titular da Setur. O governo gaúcho destinou R$ 1,6 milhão ao evento, por meio da Setur e das Secretarias da Cultura (Sedac) e Comunicação (Secom).
Fonte: TV Pampa e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários