O município de Antônio Prado (RS), localizado na Serra Gaúcha, recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) Turismo o selo de uma das melhores vilas turísticas do mundo. O título reconhece destinos de turismo rural com patrimônio culturais e naturais tombados, comprometimento com a preservação de valores comunitários e um claro compromisso com a inovação e a sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental.
| Reprodução |
O reconhecimento de Antônio Prado faz parte do programa Best Tourism Villages by UN Tourism (Melhores Vilarejos de Turismo pela ONU Turismo, em português). A iniciativa, que já está na quinta edição, avalia aspectos econômicos, sociais e ambientais para destacar vilas e pequenos municípios que são exemplos de sustentabilidade, inovação e inclusão social no setor.
O município foi o único do Brasil selecionado entre mais de 270 candidaturas de 65 países. No total, 52 vilas ao redor do mundo obtiveram o selo neste ano, que impulsiona o desenvolvimento rural através do turismo. A cidade serrana foi a única do Brasil nesta lista, foi a primeira na história do Rio Grande do Sul a conquistar esse título e a segunda em todo o país a receber a nomeação em toda os cinco anos da trajetória da distinção da ONU. A única a receber, antes de Antônio Prado, foi Pomerode, de Santa Catarina.
Em 2025, 270 localidades de 65 países se candidataram e Antônio Prado apareceu entre as 52 selecionadas, sendo a única brasileira. “É um momento de muita alegria, de muita história e de muitas oportunidades que nós vamos ter pela frente para a nossa cidade. Com a integração e a união que estamos tendo, nós vamos desenvolver muito a nossa cidade”, declarou emocionado o prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Molle.
A construção da candidatura de Antônio Prado ocorreu com base no tripé do projeto de sustentabilidade do município, que envolve a dimensão ambiental, social e econômica da região. Entre as ações da cidade, destacaram-se a proteção da Mata Atlântica, o Plano Municipal de Saneamento Básico, a criação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e o incentivo à energia solar.
Ao todo, o Brasil teve oito finalistas na disputa do prêmio. Além de Antônio Prado, estavam na lista (mas não foram selecionados) o distrito de Cocanha, em São Paulo; Conceição do Ibitipoca, Delfinópolis, Grão Mogol e Tiradentes, em Minas Gerais; e Leoberto Leal e Piraí, em Santa Catarina.
Patrimônio cultural
Com seus pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade tem o maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil, com 47 edificações tombadas como patrimônio cultural material. Além disso, é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como a cidade brasileira que mais preserva a herança da imigração italiana, pois cerca de 80% da população fala talian, dialeto que mistura idiomas do norte da Itália com o português. Em 2014, a língua foi incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), política voltada para o reconhecimento da diversidade linguística como patrimônio cultural, por meio da identificação, documentação e ações de apoio e fomento.
“Não há dúvidas que este reconhecimento está diretamente relacionado ao patrimônio histórico que Antônio Prado possui e preserva. O potencial turístico da cidade é ancorado na história, na arquitetura, no talian, e em todos os aspectos relacionados aos modos de viver, de fazer e de criar, dos imigrantes das colônias italianas”, ressaltou Carla Chilanti Pinheiro, Chefe do Escritório Técnico do Iphan no município.
Rafael Passos, superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, completou que “este título demonstra a importância da preservação deste patrimônio para o desenvolvimento cultural e econômico de localidades como Antônio Prado e a importância que o patrimônio cultural pode desempenhar pro desenvolvimento do turismo, uma cadeia produtiva com todas as virtudes e potencialidades que o turismo e a patrimonialização podem desempenhar juntos para um desenvolvimento sustentável”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Iphan
| Reprodução |
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários