Portugal doa antídoto ao Brasil para tratar vítimas de intoxicação por metanol

Portugal enviou ao Brasil nesse mês de outubro ampolas de fomepizol injetável, o medicamento essencial para o tratamento de intoxicação por metanol. A remessa de antídoto foi em apoio diante do aumento de casos e mortes pela substância no país.

 Biodiesel Brasil

A doação foi feita a pedido das autoridades brasileiras e mobilizou diferentes órgãos do governo português. Segundo comunicado divulgado pela Embaixada de Portugal em Brasília, o envio faz parte das ações de cooperação e amizade entre os dois países e tem como objetivo diminuir o número de vítimas mortais.

"Portugal espera que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que o Brasil enfrenta, sobretudo para reduzir as mortes causadas pela intoxicação", diz a nota.

O medicamento fomepizol age bloqueando o metabolismo do metanol no organismo e é considerado o antídoto mais eficaz para casos graves de envenenamento.

No Brasil, a importação vem sendo feita de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, nesta semana, autorizou a importação de 2.600 frascos, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A colaboração portuguesa ocorre no momento em que o governo brasileiro intensifica medidas para conter o avanço dos casos e reforçar o atendimento às vítimas.

Fonte: SBT News


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários