Procon orienta consumidores na compra de presentes para o Dia das Crianças

Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado no domingo, 12, o Procon Porto Alegre está orientando os clientes para o consumo consciente. A regra básica é evitar comprar por impulso e preferir o pagamento à vista. Em caso de compras a prazo, fazer pesquisa de preços é fundamental, assim como a exigência da nota fiscal. 

Pexels

Se a compra for brinquedo, é importante verificar na embalagem a faixa etária, identificação do fabricante, instrução de uso e de montagem, e a existência do selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica que o item foi fabricado conforme as normas técnicas vigentes e, principalmente, se o produto é original. 

O diretor do Procon, Wambert Di Lorenzo, lembra o consumidor para que não adquira brinquedos piratas. “Quem não compra produtos originais pode estar colocando em risco a saúde da própria família,” diz. Ele destaca também a importância da atenção às campanhas de propaganda de eletrônicos e sobre o funcionamento de brinquedos.

Prazos

O prazo para troca é de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação - defeitos facilmente identificáveis em produtos ou serviços, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) - no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para itens duráveis, contando a partir da constatação do problema.  

A troca de produtos sem defeito é uma escolha da loja. Portanto, é necessário confirmar se existe a possibilidade da mercadoria ser trocada. Já o direito ao arrependimento só pode ser usado nas compras on-line.

Fonte: PMPA



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.

Comentários