TEMPO: Clima mudou no fim de semana, mas a semana será ensolarada no RS

O tempo neste domingo (26) mudou e foi de céu encoberto em boa parte do Rio Grande do Sul, com tendência de melhora ao longo do dia em algumas regiões. Havia uma previsão de chuva forte, mas foi afastada e quase não choveu na região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo. “O sistema frontal perdeu força à medida que avançou, e o ar mais seco e frio começa a ingressar pelo Oeste e pelo Sul, diminuindo as nuvens e fazendo o sol reaparecer”, detalha a meteorologista Estael Sias, da MetSul.




O dia de hoje (26) teve temperaturas que os gaúchos viram despencar em praticamente dez graus: se no sábado tivemos máximas de 30 graus, no domingo o amanhecer foi frio, com mínimas entre 14°C e 16°C, e as máximas não ultrapassaram 22°C.

Na Metade Norte, que inclui os vales, Serra e Litoral Norte, o domingo ainda foi mais instável, com nebulosidade abundante, garoa e chuva persistente em vários pontos. A melhora só deve ocorrer entre neste noite, com a progressiva entrada do ar frio. Em Porto Alegre, o início da semana chega apresentando uma queda acentuada de temperatura, com mínima de 18°C e máxima que não passou dos 24°C.

A meteorologista explica que, após a passagem da frente fria, o ingresso do ar polar vai marcar o início da próxima semana com tempo firme e frio nas madrugadas. “Entre segunda e terça-feira, o sol predomina na maior parte do Estado e as temperaturas ficam baixas nas primeiras horas do dia, especialmente na Campanha e na Serra, onde há possibilidade de nevoeiro e sensação de frio mais acentuada”, observa Estael Sias. As mínimas podem chegar a 10°C em cidades do Sul e da Serra, enquanto em Porto Alegre e na Região Metropolitana devem variar entre 14°C e 16°C.

No decorrer da semana, o tempo tende a permanecer estável e ensolarado, com tardes mais agradáveis e pouca chance de chuva. A massa de ar frio perde força gradualmente a partir da quarta-feira, permitindo uma elevação lenta das temperaturas em todo o Estado. Mesmo assim, a sensação térmica seguirá amena, especialmente nas noites e manhãs, mantendo a característica típica de primavera com influência de ar polar.

“O avanço dessa frente fria é importante porque quebra a sequência de dias quentes e marca o retorno de um padrão de temperaturas mais próximas da média para esta época do ano”, conclui Estael Sias, da MetSul Meteorologia.

Fonte: MetSul, Correio do Povo e Redação AP


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários