A Secretaria da Saúde (SES) vem fortalecendo o acesso a consultas e procedimentos especializados em diversas áreas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como é o caso da gastroenterologia adulto. Entre setembro de 2024 e setembro deste ano, a média de tempo que um paciente aguarda por consulta diminuiu de 65 para 50 dias – uma queda de 23% na espera por esse tipo de atendimento especializado no Estado.
| TelessaúdeRS/Divulgação |
A redução é fruto da ampliação do trabalho de regulação ambulatorial. realizado pela SES em parceria com o TelessaúdeRS. A ação integra o projeto RegulaSUS, criado para reduzir o tempo de espera para consulta médica e qualificar o cuidado prestado na atenção primária à saúde (APS).
A gastroenterologia é uma especialidade que tem demanda significativa no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é responsável pelo manejo de condições como cirrose hepática, hepatites, nódulos hepáticos e doenças inflamatórias intestinais. O acesso oportuno ao médico especialista é fundamental para iniciar o tratamento no tempo certo e prevenir complicações que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
A imagem apresenta dados sobre o tempo mediano de espera para consultas de gastroenterologia no Rio Grande do Sul. Em setembro de 2024, o tempo era de 65 dias, enquanto em setembro de 2025 caiu para 50 dias, uma redução de 23%. A fonte é o Gercon, considerando consultas agendadas em todas as centrais reguladas pelo DRE/SES-RS.
A redução do tempo de espera no caso das consultas de gastroenterologia reflete o potencial que uma regulação bem estruturada tem para melhorar o acesso à saúde no SUS. Ao priorizar os casos de maior gravidade e promover o diálogo entre os médicos especialistas do TelessaúdeRS e os da APS, a iniciativa garante maior resolutividade, evita deslocamentos desnecessários e assegura um cuidado mais ágil e eficiente para a população.
A SES e o TelessaúdeRS seguem atuando de forma integrada em diversas especialidades e regiões do Estado, consolidando o RegulaSUS como uma estratégia fundamental para qualificar o acesso à atenção especializada no Rio Grande do Sul.
Fonte: Governo RS
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários