WimBelemDon comemora 25 anos com inauguração de biblioteca comunitária em Belém Novo

O WimBelemDon é um projeto social criado no ano de 2000 e tem como objetivo promover transformação social em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa atende cerca de 100 jovens entre seis e dezoito anos por ano, na região do extremo sul de Porto Alegre (RS), que é uma das áreas mais vulneráveis da cidade.  

Reprodução site oficial


O tênis é a principal ferramenta de atração e fidelização dos jovens no projeto. Mas junto com esta modalidade e outras práticas esportivas, o WimBelemDom oferece uma série de atividades culturais, pedagógicas e socioemocionais, dentro de um espaço de proteção que também disponibiliza duas refeições (almoço e lanche) diariamente.

Dentre as oficinas oferecidas estão cinema, artes, laboratório de aprendizagem, alfabetização, língua estrangeira, yoga, meditação, grupos de psicologia, dentre outras. A metodologia (consolidada em um Plano Político Pedagógico, revisado anualmente) preza pelo desenvolvimento integral de cada educando atendimento e tem como premissa o desenvolvimento de um trabalho baseado em atributos.  

Segundo a iniciativa, os atributos (empatia, perseverança, honestidade, dentre outros) são os valores humanos necessários para uma vida plena e para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Todo esse conjunto de atividades e saberes é oferecido através de um olhar humanizado e de respeito aos limites individuais de cada um, sempre buscando estimular as potencialidades de cada educando. 

Aniversário 

Para marcar seus 25 anos, a ONG WimBelemDon inaugura a Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio, um projeto viabilizado através do Instituto Jama, que se torna o primeiro equipamento cultural, educacional e esportivo da região de Belém Novo, zona sul de Porto Alegre. A cerimônia de abertura aconteceu em 15 de outubro, na quadra esportiva da Praça Carlos Santa Helena, dando início a uma programação especial voltada à comunidade local.

Giulian Serafim/PMPA
 

O novo espaço pretende receber a comunidade do entorno, que chega a 15 mil pessoas, nas suas programações e também vai estar aberta à visitação de escolas próximas, que atendem cerca de 4.600 alunos da rede pública municipal e estadual. O propósito da biblioteca é oportunizar a inclusão de todos os interessados na sua utilização, além de proporcionar uma possibilidade de extensão para atividades de educação.

 A inauguração em Belém Novo integra uma série de iniciativas do Instituto Jama que promovem o lugar de destaque e de renovação das bibliotecas como pólos de convivência, aprendizagem e transformação social. A primeira delas foi inaugurada em 2022, no Parque Germânia. Para Adriana Lanzarini, diretora executiva do Instituto Jama, a entrega da nova biblioteca representa um marco no compromisso com a educação e com as comunidades.

 “Essa entrega é muito significativa para o Instituto Jama, pois representa a importância de se investir em espaços que resgatem e potencializem o hábito da leitura em um ambiente atrativo, especialmente criado para que as experiências sejam valiosas para todos que passarem por lá. Em um mundo de múltiplos estímulos digitais, oferecer tempo para leitura com mediação adequada fará toda a diferença no desenvolvimento dos alunos das escolas da região e da comunidade do entorno.”

A inauguração da biblioteca também marca o início de uma programação cultural gratuita, que acontece entre até 31 de outubro, incluindo apresentações musicais, teatro, exibições de filmes, palestras e bate-papos. Entre as atrações confirmadas estão: Orquestra Jovem Recanto Maestro, sessões de cinema com o diretor Jorge Furtado e o músico Hique Gomez, o espetáculo Mini Beatles, bate-papo com o tenista Bruno Soares e apresentação de dança do grupo Restinga Crew. A programação completa pode ser conferida em wimbelemdon.com.br e no Instagram @wimbelemdon.

Para Cristiano Santarem, gerente de comunicação do WimBelemDon, o momento é simbólico e histórico. “Das tantas histórias que já vivemos nesses 25 anos, essa é com certeza uma das mais especiais. A parceria com o Instituto Jama permitiu realizarmos um antigo sonho: termos em nosso território uma biblioteca comunitária que vai transformar o cenário cultural da região. A programação desta segunda quinzena de outubro é uma amostra do que pretendemos oferecer daqui para frente.”

O encerramento das atividades, no dia 31 de outubro, será com o tradicional HalloWeenBelemDon, festa que une a comemoração do aniversário da organização à celebração do Halloween.

Fonte: site oficial do projeto e PMPA


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários