| Caio Lorena/Setur |
“O turismo precisa caminhar coletivamente. Este é um espaço que deve ser compartilhado por todos nós que acreditamos que o turismo é uma grande força para a economia do Estado . Mais do que um ponto de informações, é um símbolo da reconstrução, uma materialização da política pública”, afirmou Ronaldo Santini. “Nosso turismo vive o melhor momento. Os resultados de 2025 mostram que o RS voltou ao mapa de maiores destinos.”
RS tem primeiro semestre de destaque no turismo
No acumulado do primeiro semestre de 2025, a atividade turística cresceu 9,4% no Rio Grande do Sul, garantindo o terceiro lugar no ranking nacional e a liderança na região sul do país. O resultado supera o desempenho de Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%), além de estar acima da média brasileira (6,6%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e foram divulgados em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em seu discurso, Andreea reforçou a importância do aperfeiçoamento contínuo da relação entre o aeroporto e o Estado. “Esse governo fez muito para o desenvolvimento e o crescimento no número de turistas, e já mostra que a atividade é um sucesso. Apoiamos essas iniciativas porque é um caminho para o futuro. Vamos, juntos, trazer cada vez mais turistas para cá.”
Betina, por sua vez, destacou o acolhimento do local, reforçando a vocação e o potencial do Rio Grande do Sul para o turismo. “Porto Alegre é uma cidade acolhedora, com uma gastronomia maravilhosa. Nós também somos referência em saúde no país e no mundo. Somos pioneiros em muitas coisas, e temos que mostrar ao Brasil e ao mundo tudo que nós temos de potencial.”
Rio Grande do Sul se consolida como terceiro Estado mais seguro para turistas no Brasil
No Cat, o turista encontra uma equipe de atendimento que fala além do português, outros idiomas e está preparada para receber visitantes internacionais que desembarcam no Rio Grande do Sul. O espaço também comporta um ambiente propício para a realização de ações temáticas em datas comemorativas.
Quem passou pela cerimônia de abertura não deixou de registrar a apresentação artística do grupo Ana Terra. Foi o caso da turista de Aracaju, Emmanuelle Costa, que estava acompanhada da filha pequena. “Viemos prestigiar o Natal de Gramado. Chegamos na sexta, conhecemos todos os principais pontos turísticos e ficamos encantadas. Agora ficamos felizes porque vimos um pouco dessa tradição bonita aqui no aeroporto.”
O Cat estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, com atividades das 8h30 às 18h, podendo haver programação diferenciada em feriados.
Fonte: Governo RS
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários