BOA SEMANA: Samu Porto Alegre celebra 30 anos com evento nesta segunda (17)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre, referência nacional e pioneiro no país, completa 30 anos de atuação neste mês. Em preparação para a data histórica, celebrada no dia 14, a prefeitura organiza uma série de ações comemorativas e de qualificação do serviço ao longo do mês. Nesta segunda-feira, 17, será realizada a cerimônia oficial com o Simpósio de Atendimento Pré-Hospitalar.

Cristine Rochol/PMPA


O evento reunirá mesas-redondas, palestras e painéis ao longo do dia. A abertura ocorre às 10h, no anfiteatro Carlos César de Albuquerque, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e das equipes locais do Samu. Representantes de diversos serviços do Estado já confirmaram presença, além de profissionais dos estados vizinhos do Paraná e Santa Catarina.

Encerrando a programação, no sábado, 22, o Samu promoverá um evento gratuito de capacitação em primeiros socorros, voltado à população. A atividade ocorrerá no Parque Farroupilha (Redenção), em frente ao Monumento ao Expedicionário, das 9h às 17h.

“O nosso Samu se consolida como uma das estruturas mais completas e modernas do país no atendimento móvel de urgência. Essa evolução só é possível graças ao compromisso diário das equipes e ao investimento contínuo na qualidade da assistência e nas condições de trabalho”, destaca o coordenador do serviço, Fabiano Barrionuevo.

Geolocalização - O Samu também é o primeiro do Brasil a utilizar a tecnologia de geolocalização automática em chamadas de emergência. A novidade foi desenvolvida em parceria com a empresa True, que integrou ao sistema de regulação médica da Capital o Serviço de Localização de Emergência (ELS – Emergency Location Service), recurso lançado no país pela Anatel ainda no ano passado em conjunto com o Google.

Samu Cidadão - Criado com o objetivo de aproximar o serviço da população e difundir noções básicas de primeiros socorros, o Projeto Samu Cidadão está de volta após período de pausa. A iniciativa integra as ações comemorativas pelos 30 anos do Samu Porto Alegre, ampliando o compromisso do serviço com a educação em saúde e a prevenção de acidentes.

Atendimentos - Até setembro de 2025, o Samu Porto Alegre recebeu 118.204 ligações, reforçando sua relevância no atendimento a urgências e emergências. Destas, 54.822 foram triadas e orientadas pela regulação médica, enquanto 43.857 resultaram no envio de equipes para atendimento presencial. No mesmo período, foram registrados 1.880 trotes, que comprometem a agilidade do socorro a quem realmente precisa. São 28 ambulâncias em operação e 18 equipes trabalhando para um tempo de resposta médio de 15 minutos a casos graves.

Estrutura e inovação - A marca de 30 anos chega acompanhada por um processo de modernização e qualificação da estrutura do serviço. O Samu Porto Alegre conta hoje com equipamentos de ponta embarcados nas viaturas, como monitores multiparâmetros, compressores mecânicos de reanimação cardiopulmonar (RCP), ultrassom portátil, videolaringoscópios e ventiladores para todas as faixas etárias.

O prontuário 100% digital eliminou o uso de papel e trouxe mais agilidade e segurança à assistência. Há ainda amplo fornecimento de EPIs e uma frota com manutenção rigorosa, garantindo maior disponibilidade operacional e segurança no transporte.

Pioneirismo - A criação do Samu Porto Alegre nasceu da crescente demanda por atendimento móvel de urgência em domicílios e vias públicas da Capital. Em 1994, Porto Alegre firmou um acordo de cooperação técnica com a França para adaptar o modelo francês de assistência pré-hospitalar ao contexto brasileiro.

O primeiro Samu do Brasil começou a operar em novembro de 1995, com uma pequena central no HPS. A partir de 1997, foram criadas bases descentralizadas em regiões estratégicas da cidade. O serviço rapidamente se tornou modelo para outras cidades brasileiras, influenciando a Política Nacional de Atenção às Urgências, instituída em 2006.

Antes mesmo de existirem normas nacionais de regulação médica para urgência pré-hospitalar, Porto Alegre já estruturava seu serviço com central de regulação médica, seguindo o modelo francês.

Fonte: PMPA



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