A revista The Economist divulgou a lista de melhores filmes de 2025 selecionando dois longas brasileiros nela. Ao todo, foram listadas 14 produções que estrearam ou irão estrear nos cinemas americanos neste ano.
Confira a lista completa neste post.
| Divulgação |
Os escolhidos foram 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional neste ano; e 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, que ganhou dois prêmios no Festival de Cannes deste ano.
Além deles, apenas outros três filmes não americanos foram listados: 'Flow', da Letônia (ganhador de Melhor Animação no Oscar 2025), 'Valor Sentimental' e 'Foi Apenas um Acidente'. Os dois últimos ganharam as duas principais premiações de Cannes.
Veja a lista completa:
- Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out
- Uma Batalha Após a Outra
- Foi Apenas um Acidente
- Extermínio: A Evolução
- Isso Ainda Está de Pé?
- Casa de Dinamite
- Valor Sentimental
- O Agente Secreto
- Ainda Estou Aqui
- A Hora do Mal
- O Brutalista
- Pecadores
- Hamnet
- Flow
'O Agente Secreto' leva mais de 270 mil pessoas às salas no primeiro fim de semana
O filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, liderou as bilheterias nacionais em seu fim de semana de estreia. De acordo com dados da Comscore, o longa, com Wagner Moura no papel principal, levou 273 mil pessoas para as salas de cinema, ficando a frente de 'Predador: Terras Selvagens', que teve 241 espectadores.
É a maior estreia de uma produção nacional em 2025, ultrapassando 'Vitória', que havia feito 218 mil de público em seus dias iniciais em cartaz.
Contando com os números prévios, o filme ultrapassou a marca de 337 mil espectadores no Brasil até o momento.
A arrecadação do final de semana ficou em R$ 6,66 milhões, com o total de R$ 8,12 milhões até o momento.
Antes da sua pré-estreia e estreia, 'O Agente Secreto' passou por uma verdadeira temporada e epopeia. Começou em maio, quando passou no Festival de Cannes e saiu premiado com Melhor Direção e Melhor Ator.
Depois, foi exibido em festivais internacionais importantes, como o de Toronto, e passou por um circuito no Brasil pelos festivais de Brasília, CineBH, Festival do Rio e Mostra de Cinema de São Paulo.
Com toda essa exposição, Wagner Moura defende o 'clima de copa' criado pela expectativa de mais indicações ao Oscar - como ocorreu com 'Ainda Estou Aqui' neste ano, que venceu em Melhor Filme Internacional.
O ator também falou que acredita que o filme possui 'muitas possibilidades' de ser indicado. A principal para ele é em 'Melhor Filme Internacional'. Apesar disso, defende que está 'muito cedo' para falar sobre.
'Porque tem toda uma temporada ainda de premiação que precede o Oscar. Mas eu acho que Melhor Filme Internacional a chance é bem grande', defendeu.
Já Emilie Lesclaux, produtora de 'Agente', destaca que a campanha não tem pensado em indicações específicas, e sim em trabalhar o filme como um todo e ver a recepção do público.
Segundo ela, em cada festival percebe um ou outro aspecto se destacando mais.
'É um trabalho bem, aos poucos, a gente vai entendendo onde há possibilidades, né? E as descobertas maravilhosas, agora está todo mundo extasiado com a Tânia Mariana no papel da Dona Sebastiana. Não sei onde ela vai parar, mas estou pronta para ter muitas surpresas com ela e com muitos outros aspectos e pessoas profissionais do filme que vão se destacar ao longo dos meses', conclui.
Além de Wagner, também estão no elenco nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, entre outros.
Fonte: CBN
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários