O último sábado (15) da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre teve grande circulação de público, impulsionada por descontos e brindes em várias bancas. Entre os destaques, o Seminário Internacional do Feminismo Contemporâneo reuniu Ochy Curiel Pichardo e Cinzia Arruzza. Na Sala dos Jacarandás, o neurocientista Miguel Nicolelis discutiu cenários de crise e futuro.
| Alex Rocha/PMPA |
No domingo (16), o calor não afastou o público. Qualquer folheto virou leque e, no final da tarde, transformou-se em guarda-chuva, quando um forte temporal tomou o cenário da Praça da Alfândega. O evento encerrou sua edição de 2025 celebrando crescimento nas vendas, aumento de público e ampliação das ações culturais e educacionais. Durante a coletiva de imprensa deste domingo, com a patrona Martha Medeiros, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Maximiliano Ledur, a coordenadora da ações do público adulto, Sanda La Porta e a coordenadora do público infantil, Sônia Zanchetta, foram apresentados os principais indicadores do evento deste ano, que contou com 79 bancas participantes, mais de 700 sessões de autógrafos e recebeu 384 participantes, entre autores gaúchos, convidados nacionais e internacionais.
Segundo eles, foram vendidos mais de 245.425 livros em 17 dias, resultado que representa um aumento de 16,9% em relação ao ano passado, mesmo com um período menor de realização do evento. A presença do público refletiu-se também no balcão de informações, que registrou mais de 16 mil atendimentos.
A programação cultural se consolidou como um dos eixos centrais do evento. Somando as áreas infantojuvenil e adulta, foram realizadas aproximadamente 1.300 atividades gratuitas. Sônia Zanchetta destacou que a área recebeu 23.310 alunos, além de promover 50 sessões de autógrafos infantis de escolas, envolvendo 8.994 estudantes.
Também foi registrado impacto do Vale-Livro: 7.297 alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental receberam crédito de R$ 60 para compra de livros. Outros 45 adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) também receberam bônus no mesmo valor.
Na programação adulta foram 237 eventos, entre oficinas, mesas de debate, apresentações e vitrines de lançamento, com público total de 11.100 pessoas, crescimento aproximado de 20% em comparação a 2024.
A comunicação digital da feira também apresentou avanço. No Instagram, foram publicados mais de 600 conteúdos, que geraram 100 mil interações, 12 mil novos seguidores e mais de 5 milhões de visualizações. Já o FeiraCast, novidade desta edição, produziu 50 episódios, recebeu cerca de 100 convidados e contabilizou 35 horas de programação ao vivo.
Encerrando sua gestão, o presidente da Câmara, Maximiliano Ledur, celebrou os resultados e anunciou as datas da próxima edição: 30 de outubro a 15 de novembro de 2026.
Enquanto Martha brincou com a divulgação dos números:
“Os meus números são diferentes. 1 milhão de abraços, 2 milhões de aperto de mão, 3 milhões de beijo, enfim, eu acho que eu saio da feira com coração aquecido e com a com a sensação de missão cumprida", comentou a patrona.
Tradição, compras e passeios em família
No último dia, muitos leitores aproveitaram para garantir os últimos descontos. A movimentação no Centro Histórico reunia visitantes tradicionais e estreantes.
Isa Facin, frequentadora assídua da feira, levou a filha Angel, que escolheu livros de atividades, adesivos e materiais de desenho. “Gostamos bastante. Sempre que passo pelo Centro, venho dar uma olhada”, contou Isa.
Angel, animada, mostrou as compras: “Comprei livros de adesivo, livros de atividade e alguns livros que os moços me deram.”
Já Bruna Simões, Alice Marques e Luciana Lima passeavam em busca de mangás e promoções. Bruna, que veio em dias anteriores, contou que alguns títulos esgotaram rápido, “eu vi que tinha, e quando voltei outro dia já não tinha mais.”
Mesmo sem aproveitar as atividades desta vez, ela veio buscar livros encomendados pela avó e para ela comprou as obras mais recentes da patrona deste ano, Martha Medeiro, e do patrono do evento em 2018, Fabrício Carpinejar.
A Feira do Livro em números
- 245.425 livros vendidos (aumento de 16,9% em relação a 2023);
- 79 bancas participantes;
- 17 dias de evento;
- Cerca de 10 mil m² de área ocupada;
- Mais de 16 mil atendimentos no Balcão de Informações;
- Mais de 1.000 atividades gratuitas (237 atividades na programação adulta)
- 384 participantes na programação (331 autores gaúchos; 39 autores nacionais; 14 autores internacionais)
- Mais de 11 mil pessoas na plateia das atividades literárias, artísticas e formativas
- Mais de 700 sessões de autógrafos
- Mais de 70 sessões coletivas na Praça de Autógrafos Coletivos
- Mais de 200 autores independentes inscritos
- Cerca de 2 mil autores participaram das sessões
- 23.310 alunos visitaram a Feira (recorde de visitação escolar)
- 50 sessões de autógrafos escolares, com 8.994 alunos
- 432 atividades na Área Infantil e Juvenil
- Mais de 7 mil estudantes da rede municipal receberam o cartão de R$ 60 pelo programa Alfabetiza+POA para compra de livros
Fonte: Correio do Povo
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários