Começou nesta segunda-feira (10), um evento com estudantes da rede pública de ensino que participam das disputas da Fase de Coordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), realizado anualmente desde o início da década de 1970 e hoje considerado o maior da modalidade no Estado. São mais de 130 mil participantes, oriundos de 3 mil colégios todos os 497 municípios gaúchos.
| Anderson do Nascimento/Arquivo Seduc |
Promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares chegam à sua 54ª edição, corroborando a importância da prática esportiva como ferramenta de aprendizagem e também de cidadania. A titular da pasta, Raquel Teixeira, dimensiona o papel desempenhado pelo evento:
“Há mais de meio século, os Jergs fazem parte da história do Rio Grande do Sul e da vida de milhares de estudantes. Trata-se de uma das mais belas tradições da nossa rede pública de ensino, celebrando valores como espírito esportivo, trabalho em equipe, superação, perseverança e inclusão. Como diz o slogan, a iniciativa é para sempre, pois quem participa leva consigo lembranças, amizades e lições do esporte para a vida”.
Categorias
Os Jergs possuem duas categorias: infantil e juvenil, além dos naipes masculino, feminino e misto. As modalidades competitivas envolvem esportes individuais e coletivos, abrangendo:
– Atletismo.
– Vôlei.
– Futsal.
– Basquete.
– Handebol.
– Tênis-de-mesa.
– Orientação.
– Xadrez.
– Bocha paralímpica.
– Badminton.
Projeção
Neste momento, os campeões da fase municipal – primeira etapa dos Jergs – competem com outras escolas abrangidas pela mesma Coordernadoria Regional de Educação (CRE). O objetivo é definir quem avança à fase regional.
Já na etapa por regiões, enfrentam-se os vencedores de cada uma das 30 CRE. No caso do evento, o mapa do Rio Grande do Sul é dividido em cinco grandes áreas.
Todos os participantes também recebem, por meio da Seduc, transporte e serviço de arbitragem. Na etapa regional, devido aos deslocamentos maiores, também é garantida alimentação às equipes.
Além de fomentar o esporte, os Jergs têm por finalidade o propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando a integração entre as instituições de ensino e comunidades escolares. Também proporcionam uma oportunidade para identificação de talentos esportivos no Rio Grande do Sul, muitos dos quais acabam selecionados para representar o Estado nas etapas nacionais da competição.
Fonte: O SUL
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários