Parada Livre é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta semana, um projeto de lei que declara a Parada Livre de Porto Alegre como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A proposta, de autoria da vereadora Natasha Ferreira (PT), reconhece oficialmente a importância histórica, cultural, política e social do maior evento de diversidade da Capital, realizado anualmente no Parque Farroupilha.

Alex Rocha/PMPA


A primeira edição da Parada Livre de Porto Alegre ocorreu em 1997 e, desde então, consolidou-se como uma das maiores e mais antigas manifestações de visibilidade LGBTI+ do país. Ela foi criada pelo Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual, uma organização é coletiva que reúne mais de 15 entidades e movimentos sociais.

“A Parada Livre é um marco na luta por direitos da população LGBTI+ no Brasil. Há quase 30 anos, esse evento é um símbolo de orgulho e resistência. Torná-lo patrimônio imaterial reconhece a importância da Parada para a nossa cidade e garante que essa história de luta seja preservada e valorizada pelas próximas gerações”, afirmou Natasha Ferreira.

O texto do projeto, aprovado por unanimidade, destaca que o evento “é um reflexo da pluralidade que define a capital gaúcha, sendo uma manifestação que promove a convivência pacífica entre diferentes grupos e culturas e simboliza um avanço na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Ainda, o projeto ressalta o impacto econômico e turístico do evento, que mobiliza milhares de pessoas no Parque Farroupilha e movimenta o comércio dos bairros Bom Fim e Cidade Baixa. Além disso, reforça o papel da Parada como espaço de expressão artística e cultural, com shows, performances e ações de conscientização sobre direitos humanos e combate à discriminação.

Com a aprovação, a Parada Livre passa a integrar oficialmente o conjunto de manifestações e expressões protegidas pelo patrimônio cultural imaterial do município. O projeto agora segue para sanção do prefeito Sebastião Melo.

Fonte: Sul21



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.    

Comentários