SERRA GAÚCHA: Projeto Hortênsias é lançado resgatar a essência de Gramado (RS)

A história das hortênsias em Gramado começou em 1918, quando o casal João Leopoldo e Osvaldina Lied trouxe do Rio de Janeiro as primeiras mudas da flor, que logo se espalhou e se tornou símbolo da cidade. Quarenta anos depois, em 1958, o legado ganhou força com a criação da Festa das Hortênsias, marco do início do turismo no município.

Renata de Mattos / Divulgação


Agora, durante a 37ª Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que encerra a programação neste domingo, essa trajetória ganhou um novo capítulo com o lançamento do Projeto Hortênsias, em um ato simbólico de plantio das flores que há décadas representam a alma e o encantamento da Serra.

Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto nasce com o propósito de resgatar a essência gramadense e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. Por meio de ações educativas, culturais e sociais, o movimento propõe conectar o passado, o presente e o futuro de Gramado, cidade que se tornou referência mundial no turismo por sua hospitalidade e beleza natural.

Um dos eixos centrais da iniciativa é a integração com a rede de ensino, envolvendo alunos das escolas do município em atividades que vão desde o plantio de hortênsias até oficinas e materiais didáticos sobre a flor símbolo e sua importância para o turismo local. Estão previstas ainda a criação de um livro infantil e de um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e com o fortalecimento dos valores da comunidade desde a infância.

Resgate da história

O CEO da Rossi & Zorzanello e idealizador da Festuris, Eduardo Zorzanello, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Esse projeto resgata a história, resgata a essência e, o mais importante, vai ao encontro da base. Ele é um agente transformador. Estamos falando de educação, de formar novos cidadãos com valores, e estaremos lá junto deles.”

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destacou a relevância do projeto para a identidade da cidade: “Vamos transformar novamente Gramado na cidade Jardim das Hortênsias, com um trabalho junto às crianças e às escolas do município. Que todo gramadense tenha orgulho da sua flor símbolo e que Gramado continue sendo referência nacional no turismo, mas acima de tudo, na sua beleza natural e nas suas flores.”

A empresária Beatriz Gehlen, idealizadora e embaixadora do projeto, emocionou-se ao relembrar a história da flor que transformou a cidade em um dos destinos mais encantadores do país. “Estamos aqui para iniciar o plantio da hortênsia, que foi o embrião dos grandes eventos em anos passados e continuará a ser nossa fonte inspiradora, desenvolvendo nosso sentimento de hospitalidade e encantamento. Como dizia minha mãe: ‘Deus olhou para o mundo uma vez, mas para Gramado, ele olhou duas vezes’”, disse a embaixadora do projeto.

O Horto Municipal de Gramado tem se dedicado incansavelmente à produção de novas mudas, com equipes trabalhando para garantir o plantio em diferentes pontos da cidade. Mais do que uma ação simbólica, o Projeto Hortênsias representa o início de um movimento de valorização da identidade local, celebrando o legado, a beleza natural e o espírito acolhedor que fazem de Gramado um destino único.

Fonte: Correio do Povo


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários