Sonho aguardado há 70 anos por catarinenses e gaúchos será inaugurado em 2026

Pavimentação da BR-285 promete transformar mobilidade entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul; rodovia é considerada estratégica para o escoamento de produção e crescimento do turismo

Com inauguração prevista para 2026, a pavimentação da Serra da Rocinha, na BR-285 entre Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS), representa um sonho aguardado há sete décadas por catarinenses e gaúchos.


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O lado catarinense é o mais adiantado e tem previsão de conclusão para março do ano que vem. As obras emergenciais acontecem no km 50, com a construção de uma contenção com cerca de 50 metros de altura. Essa estrutura é projetada para prevenir novos deslizamentos e garantir a segurança dos usuários da rodovia.

Lado catarinense será entregue em março

Atualmente, os trabalhos se concentram na execução da cortina atirantada inferior, situada na encosta acima da rodovia (foto abaixo), com 5,30 metros de altura. A etapa será finalizada ainda em novembro. Já a cortina atirantada superior, com 6,80 metros, está concluída.

“Ainda em novembro, está programado o início da execução do solo grampeado, com a instalação de telas de alta resistência, desta vez na porção inferior da encosta, nas imediações do trecho a ser pavimentado”, explica o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O valor total do investimento é de R$ 62 milhões, e o contrato prevê ainda a pavimentação de mais 210 metros da rodovia.


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Lado gaúcho atinge 37% de execução

O lado gaúcho da BR-285 segue em obras no trecho de São José dos Ausentes (foto abaixo), com 37,7% dos trabalhos executados. No total, o projeto custará R$ 120 milhões, recurso garantido pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A expectativa é de que esta etapa também seja entregue em 2026, embora ainda sem mês definido.

O Consórcio Construtor executa serviços de terraplenagem e pavimentação no segmento gaúcho de 8,3 quilômetros. As obras estão concentradas na construção da ponte sobre o Rio das Antas, considerada a parte mais complexa tanto sob o ponto de vista da engenharia quanto pela sensibilidade ambiental.

A estrutura terá 400,4 metros de extensão e 59,52 metros de altura. “Em função da proximidade com a nascente de um importante curso hídrico, as atividades contemplam medidas adicionais de contenção de sedimentos, resgate de plantas ameaçadas e proteção da água”, explica o Dnit.

Três das quatro galerias subterrâneas projetadas para a passagem de fauna já foram concluídas, e registros fotográficos identificaram a presença de animais utilizando essas estruturas, incluindo espécies típicas da região.


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Megaobra conecta Litoral Catarinense e a Serra Gaúcha

A BR-285 possui 744,3 quilômetros de extensão, entre Araranguá (SC) e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se conecta à Ruta Nacional 14 pela Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai.

O trecho da Serra da Rocinha fica na divisa entre os dois estados, entre os municípios de Timbé do Sul e São José dos Ausentes, integrando a Serra Geral, cadeia montanhosa do Sul do Brasil. O topo da serra chega a 1.230 metros acima do nível do mar.

A pavimentação da Serra da Rocinha é considerada uma megaobra, impulsionando o turismo e o escoamento logístico entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A via desempenha papel estratégico na expansão econômica da região e no fortalecimento do turismo, ligando a Serra Gaúcha ao Litoral Catarinense.

A rota conta com mirantes naturais que oferecem vistas panorâmicas da cidade de Timbé do Sul e dos paredões característicos da Serra Geral.

Fonte: ND+


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