| Reprodução |
Atualmente, os trabalhos se concentram na execução da cortina atirantada inferior, situada na encosta acima da rodovia (foto abaixo), com 5,30 metros de altura. A etapa será finalizada ainda em novembro. Já a cortina atirantada superior, com 6,80 metros, está concluída.
| Divulgação |
O lado gaúcho da BR-285 segue em obras no trecho de São José dos Ausentes (foto abaixo), com 37,7% dos trabalhos executados. No total, o projeto custará R$ 120 milhões, recurso garantido pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A expectativa é de que esta etapa também seja entregue em 2026, embora ainda sem mês definido.
A estrutura terá 400,4 metros de extensão e 59,52 metros de altura. “Em função da proximidade com a nascente de um importante curso hídrico, as atividades contemplam medidas adicionais de contenção de sedimentos, resgate de plantas ameaçadas e proteção da água”, explica o Dnit.
Três das quatro galerias subterrâneas projetadas para a passagem de fauna já foram concluídas, e registros fotográficos identificaram a presença de animais utilizando essas estruturas, incluindo espécies típicas da região.
| Divulgação |
Megaobra conecta Litoral Catarinense e a Serra Gaúcha
A BR-285 possui 744,3 quilômetros de extensão, entre Araranguá (SC) e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se conecta à Ruta Nacional 14 pela Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai.
O trecho da Serra da Rocinha fica na divisa entre os dois estados, entre os municípios de Timbé do Sul e São José dos Ausentes, integrando a Serra Geral, cadeia montanhosa do Sul do Brasil. O topo da serra chega a 1.230 metros acima do nível do mar.
A pavimentação da Serra da Rocinha é considerada uma megaobra, impulsionando o turismo e o escoamento logístico entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A via desempenha papel estratégico na expansão econômica da região e no fortalecimento do turismo, ligando a Serra Gaúcha ao Litoral Catarinense.
A rota conta com mirantes naturais que oferecem vistas panorâmicas da cidade de Timbé do Sul e dos paredões característicos da Serra Geral.
Fonte: ND+
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários