BRASILEIRÃO 2025: Inter escapa do rebaixamento e Grêmio fica em 9º e disputa a Sul-Americana

Pouco mais de 20 mil colorados foram testemunhas de um dos capítulos mais dramático da história do clube, desta vez com final feliz. O Inter venceu o Red Bull Bragantino, neste domingo, por 3 a 1 e, na última rodada, escapou de um rebaixamento que parecia inevitável. Além de seu próprio resultado, os colorados contaram com os tropeços de seus adversários na luta contra o Z-4. Acima de tudo, foi uma tarde com a cara e a garra de Abel Braga, que voltou para salvar a camisa vermelha.

 Ricardo Duarte/Inter

Como era de se esperar em um jogo decisivo, o Inter começou a partida visivelmente nervoso. Os erros de passe, incomuns em situações normais, se multiplicaram, e a equipe não conseguiu aproveitar os poucos espaços deixados pelo Bragantino. A principal tentativa de construção ofensiva resumiu-se aos chutões em direção a Borré e Vitinho, quase sempre sem qualquer efeito prático.

A primeira finalização colorada só apareceu aos 16 minutos, quando Alan Patrick encontrou Aguirre livre na área. O lateral, porém, isolou a bola e chutou por cima. Dez minutos depois, Alan Rodríguez arriscou de longe, mas o goleiro defendeu com tranquilidade. O Inter praticamente não ameaçava, mesmo precisando desesperadamente da vitória.

Pelo menos o Bragantino também criou pouco. A única chegada de perigo dos visitantes no primeiro tempo ocorreu aos 25 minutos, em chute de Sasha que Rochet defendeu com segurança. Logo depois, aos 32, o Inter teve a sua melhor (e única real) chance de marcar na etapa inicial. Após uma jogada de insistência, a bola sobrou para Bruno Gomes, que bateu firme e acertou a trave, no lance mais perigoso do time colorado antes do intervalo.

No começo do segundo tempo, a sorte começou a brilhar no Beira-Rio. Primeiro, o Botafogo virou para cima do Fortaleza. A torcida se incendiou no Beira-Rio. Em seguida, aos 4 minutos, o Inter marcou com Mercado de cabeça após pressão sobre a defesa do Bragantino. Na combinação de resultados, o Inter estava se salvando do rebaixamento.

A alegria, porém, durou pouco. O Fortaleza logo empatou, empurrando os colorados para o Z-4 mais uma vez. O Inter precisava de mais um gol. Porém, o Ceará sofreu mais um gol do Palmeiras, caindo ele para a zona e livrando os colorados… Em seguida, o Vitória abriu o placar contra o São Paulo, empurrando Inter para o abismo mais uma vez. E assim foi o segundo tempo inteiro, com o time colorado hora dentro da zona, hora fora.

Sabendo da necessidade de marcar mais gols, Abel Braga mexeu na equipe, trocando Vitinho e Borré por Carbonero e Ricardo Mathias aos 26 minutos. Afinal, se marcasse mais um gol, com os resultados daquele momento, o Inter se livrava do rebaixamento. Aos 29, Aguirre foi derrubado na área. Pênalti para o Inter. Alan Patrick cobrou com perfeição e marcou o 2 a 0. Era o necessário.

O time colorado ainda ampliou. Em jogada de contra-ataque, Carbonero recebeu de Ricardo Mathias, avançou e tocou para o fundo das redes. O Bragantino descontou aos 42 minutos com Jhon Jhon chutando de fora da área. O Inter se livrou do rebaixamento.


Rafael Vieira/Grêmio FBPA

Grêmio conquista vaga na Sul-Americana

A derradeira partida do Grêmio em 2025 certamente fez o torcedor lembrar da derrota para o lanterna Sport na virada do turno, na Arena. A goleada de 4 a 0 sobre Leão, neste domingo na Ilha do Retiro deixou o time de Mano Menezes em 9º lugar com 49 pontos, a dois pontos do São Paulo, que vai esperar o desfecho da Copa do Brasil para saber se irá ou não para a Pré-Libertadores. O tricolor gaúcho, pelo menos, depois de flertar com o rebaixamento durante um bom tempo, beliscou uma vaga na Sul-Americana.

“Não foi o que o Grêmio merece, mas a vaga é importante para o clube ter uma competição importante no ano que vem”, se limitou a dizer o zagueiro Gustavo Martins, autor de um dos gols. Os outros foram marcados por Carlos Vinícius (2x) e Cristaldo.

Na primeira metade da partida o Grêmio acelerou o passo apenas no último terço. Ou seja, jogou praticamente 15 minutos, o suficiente para construir a vitória sem grandes esforços. Aos 30, Cristaldo, a surpresa na escalação no lugar de Willian, serviu Carlos Vinícius e o goleador bateu com categoria para abrir o placar. No ataque seguinte ainda mais livre, o centroavante recebeu de Edenilson e apenas empurrou para as redes. Aos 41 Marcos Rocha cruzou na cabeça de Gustavo Martins que fez 3 a 0.

A segunda etapa que se anunciava protocolar se tornou definidamente desta maneira a partir do quarto gol do Grêmio. Logo aos dois minutos, Pavon que havia entrado no lugar de Alysson, encontrou Cristaldo que concluiu para aumentar a goleada tricolor. Depois foi esperar o tempo passar e começar a pensar em 2026. A primeira definição da próxima temporada pode vir nesta segunda-feira quando a nova diretoria irá assumir e possivelmente tratar da permanência ou não de Mano Menezes.

Fonte: Correio do Povo


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários