O início de dezembro marca oficialmente a chegada do mês da prevenção a ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Porto Alegre será palco de uma série de eventos que acontecerão ao longo do mês, cujos objetivos vão desde conscientizar acerca dos métodos preventivos até promover espaços de acolhimento e reflexão.
A campanha é relevante, sobretudo na Capital, pois, segundo Daila Raenck, coordenadora de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais (Caist) da SMS, Porto Alegre vive uma epidemia generalizada. "Trata-se de uma epidemia que tem uma prevalência na população geral, e não em grupos específicos. Isso significa que as campanhas devem ser direcionadas a todos os públicos", explica a especialista.
O dezembro vermelho foi instituído pela Lei nº 13.504/2017, e tem como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. Ainda é previsto pela lei que prédios públicos sejam iluminados com luzes de cor vermelha, e o Estado promova palestras e atividades educativas sobre o assunto.
Nos últimos anos, houve uma série de avanços no tratamento de pessoas com HIV, o que, de acordo com o Ministério da Saúde, levou a que 92% das pessoas em acompanhamento ficassem indetectáveis, ou seja, não transmitem o vírus e podem viver sem manifestar os sintomas da AIDS.
Confira a programação
01/12 - Abertura atividades nas estações Mercado, Rodoviária e Farrapos da Trensurb. A Coordenação de Atenção à Tuberculose, ISTs, HIV/aids e Hepatites Virais (CAIST) contará com equipes de profissionais de saúde e parceiros. A iniciativa terá o apoio do projeto A Hora é Agora e de residentes de Saúde Coletiva da UFRGS. As atividades também incluirão apresentações culturais alusivas à data, desenvolvidas em parceria com o grupo Jovens Multiplicadores de Cidadania (JMCS) da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, e com os coletivos Slam Levante e Fora da Ordem, buscando atingir especialmente o público jovem.
9h30m - O Grupo de Autocuidado para Pessoas que Vivem com HIV, do SAE Santa Marta, também promove no dia primeiro, às 9h30, a Caminhada Pela Vida e Contra o Preconceito, uma mobilização que celebra conquistas, reconhece pessoas e entidades engajadas na causa e reforça o direito ao cuidado gratuito, digno e de qualidade. O grupo sairá da Orla do Gasômetro. A atividade convida a comunidade a somar forças na luta contra o estigma, espalhar informação e afirmar que viver com HIV é viver com direitos, cuidado e dignidade.
Tarde - Sessão de cinema com o filme Carta Para Além dos Muros - A exibição ocorrerá no cinema do Sindicato dos Bancários, com liberação já autorizada pela produtora. Após o filme, haverá uma roda de conversa com especialistas, como o infectologista Zenóbio Soares e o ativista Célio Golin.
*Montagem de cinco laços vermelhos em diversas coordenadorias de Saúde
*Ação durante o mês de Dezembro no Campus da ESEFID - Público alvo estudantes, comunidade acadêmica, população em geral que frequenta as atividades do Campus (total de 3000 pessoas) - Junto ao Projeto de Extensão Diversidade - distribuição de insumos, folders, roda de conversa -prevenção combinada, PREP e PEP
07/12 - 28ª Parada Livre de Porto Alegre em conjunto com a área técnica da População LGBT e Coordenação de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da SMIDH na Redenção com um estande para distribuição de insumos, folders, roda de conversa -prevenção combinada, PREP e PEP.
Fonte: Jornal do Comércio
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários