Porto Alegre tem três pontos próprios para banho, indica primeiro relatório de balneabilidade da temporada

O primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2025/2026, divulgado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nesta sexta-feira, 5, indica que três pontos da Orla do Guaíba oferecem condições de banho. Confira o documento na íntegra.

Alex Rocha/PMPA

Dois estão localizados no bairro Belém Novo: os postos 2 (Praia do Leblon) e 3 (Praça do Veludo). No Lami, apenas o posto 2 está em condições de receber os banhistas. O levantamento será publicado semanalmente, nas sextas à tarde, até o fim da temporada de veraneio.

Os parâmetros de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ao todo, os técnicos analisam em laboratório 12 amostras semanais de cada um dos pontos definidos.

Regras

O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli.

Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Veja os pontos de coleta

- Belém Novo:

Posto 1 - praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;

Posto 2 - praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só;

Posto 3 - praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.


Fonte: Correio do Povo 


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):
Podcast da #AtitudePositiva no Spotify
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  

Comentários