Passo Fundo, no norte do Estado, passou a integrar, neste mês, a Global Network of Learning Cities (GNLC), da Unesco, tornando-se uma “Cidade de Aprendizagem”.
A certificação internacional é concedida pelo Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL), com sede em Hamburgo, na Alemanha.
| Bancvo de imagens Prefeitura de Passo Fundo |
Segundo o documento assinado pela diretora do UIL, Isabell Kempf, o município demonstra “forte compromisso com a aprendizagem ao longo da vida” e agora fará parte de uma rede mundial que reúne cidades dedicadas ao fortalecimento das práticas educativas, ao diálogo de políticas, à inovação e ao monitoramento de estratégias de aprendizagem.
Para o prefeito Pedro Almeida, o reconhecimento reforça políticas iniciadas nos últimos anos no município. Ele afirma que o ingresso na rede coloca Passo Fundo em contato com iniciativas globais que estimulam formação permanente e desenvolvimento humano.
— Esse resultado é fruto do trabalho de uma comunidade que acredita no conhecimento como força de desenvolvimento, nossas escolas, nossas instituições de ensino superior, nossos profissionais da educação e cada pessoa que faz desta cidade um território vivo de aprendizagem — disse.
O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destaca que o selo representa a consolidação de um projeto que entende a educação como eixo estruturante do desenvolvimento local.
— Passo Fundo assumiu, de forma planejada e comprometida, que aprender é um direito permanente, que acontece na escola, mas também nos espaços culturais, comunitários, tecnológicos e em todas as esferas sociais.
Agora, Passo Fundo passa a participar de ações de cooperação, capacitação e troca de experiências sobre iniciativas que conectam escolas, universidades, comunidade, setor produtivo e espaços não formais de aprendizagem.
Fonte: GZH
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários