O resultado marca o terceiro ano consecutivo de redução na área sob alerta de desmatamento no bioma. Em 2023, o total havia sido de 5.156 km², o que reforça a tendência de queda observada nos anos seguintes.
Ranking do desmatamento na Amazônia (por estado):
Mato Grosso
Respondeu por 1.497 km², quase metade de toda a área desmatada na Amazônia em 2025. O valor é o terceiro maior da série histórica, iniciada em 2015, e representa um aumento de quase 60% em relação a 2024.
Pará
Registro 979 km², e Amazonas, com 721 km². Apesar de ainda figurarem entre os estados com maiores áreas sob alerta, ambos apresentaram melhora na comparação anual: redução de 36% no Pará e de 9% no Amazonas.
Queda também no Cerrado
No Cerrado, os alertas de desmatamento totalizaram 5.357 km² em 2025, contra 5.901 km² em 2024, o que representa uma queda de cerca de 9,2%. Esse é o segundo ano consecutivo de redução no bioma, após um período de forte avanço do desmate.
Os estados com maiores áreas sob alerta foram Maranhão (1.190 km²), Tocantins (1.133 km²) e Piauí (1.005 km²). Os três fazem parte da região conhecida como Matopiba, marcada pela expansão do agronegócio.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a queda nos alertas está relacionada ao reforço das ações de fiscalização e controle em áreas consideradas prioritárias. Após as queimadas recordes registradas em 2024, o governo federal intensificou a presença nesses territórios, o que, de acordo com a pasta, vem contribuindo para a redução do desmatamento, embora os níveis ainda sejam considerados elevados
Fonte: G1
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários