O ano é novo, mas os desafios seguem os mesmos para o gaúcho Matheus Melo, de 12 anos. Lutador mirim de jiu-jitsu, já foi destaque em notícias da impensa no ano passado. Ele é dono de diversas conquistas, e precisa de apoio para disputar o Sul-Americano Crianças, que ocorre agora em fevereiro, no Rio de Janeiro.
| Reprodução Instagram Matheus |
Por ser menor de idade, Matheus precisa viajar acompanhado, e os custos com inscrição, passagens, hospedagem e alimentação chegam a quase R$ 4 mil. Para arrecadar o valor, a família, que trabalha com bordados, está rifando uma máquina. Cada número custa R$ 10 e pode ser adquirido por meio do Instagram do atleta, @matheusflashblack_bjj.
Nas artes marciais desde os quatro anos, Matheus transformou sua rotina em uma preparação para ser atleta profissional. Cuida da alimentação, tem disciplina na academia e realiza treinos diários de jiu-jitsu para se aperfeiçoar na luta.
Ao longo da última temporada, recebeu inúmeras medalhas e, em dezembro, se consagrou Campeão dos Campeões da categoria Sub-12, conquistando o cinturão da Copa dos Campeões. Atualmente na faixa amarela, ele tem grandes planos para 2026, que já começa com um grande desafio: o Sul-Americano Crianças.
Novos desafios
A família de Matheus é seu principal incentivo. O pai, Rogério Melo, também pratica jiu-jitsu e acompanha o filho nos campeonatos. Ele afirma estar confiante de que 2026 trará novos patrocinadores e mais oportunidades para o atleta. Moradores de Cachoeirinha, Rogério e a mãe, Sabrina Mesquita, se dividem entre os cuidados com o filho e os deslocamentos diários para treinos e competições.
Sabrina destaca que o sonho da família é ver Matheus competindo em eventos internacionais, mas reforça que o processo é construído passo a passo.
— O nosso desejo é que ele consiga competir no mundial que será em Abu Dhabi, mas entendemos que tudo é no tempo de Deus. Este ano ele está mais preparado, e tudo é aprendizado — afirma a mãe.
Matheus pretende participar de uma série de competições ao longo de 2026, caso consiga arrecadar os recursos necessários. O calendário começa com a meta de competir em um torneio no dia 1º de fevereiro, em Florianópolis. Nos dias 7 e 8 do mesmo mês, é o momento de disputar o Sul-Americano Crianças, no Rio de Janeiro.
Já em 1º de março, a família tenta viabilizar a participação do atleta em uma competição em Curitiba. Em maio, ainda tem o Europeu Kids e o Brasileiro Kids, em junho. Para o segundo semestre, os objetivos incluem o Mundial Kids, em novembro, considerado o principal sonho da família.
Formas de ajudar
Entre as ações realizadas para conseguir apoio, a família promove “pedágios”, em que o atleta pede auxílio e divulga sua trajetória nas sinaleiras da cidade. A prática é comum no esporte e funciona como forma de divulgação das competições.
Sabrina ressalta que a família não aceita apenas valores em dinheiro. Também são arrecadadas doações de passagens e outros tipos de auxílio.
É possível acompanhar os treinos e campeonatos de Matheus pelo Instagram, gerenciado pelos pais, @matheusflashblack_bjj.
Pelo fone (51) 98583-2982 é possível adquirir a rifa, obter informações sobre doações ou se tornar patrocinador.
Fonte: Diário Gaúcho e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários