Desse total, 148,9 mil vagas, correspondente a 54,3%, são destinadas conforme a Lei de Cotas e por meio de ações afirmativas próprias das instituições de ensino.
Para os que não foram aprovados, a opção para entrar na lista de espera também já está disponível e o prazo para participar é até segunda-feira (2).
Em 2026, as universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais, 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades, e os centros federais de educação tecnológica oferecem 1,5 mil vagas.
A Lei de Cotas determina que as instituições federais de educação superior reservem no mínimo 50% das vagas para quem estudou em escolas públicas.
Desse total, metade é destinada aos candidatos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa. A legislação também contempla estudantes pretos e pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.
As instituições de ensino também adotam ações afirmativas próprias que incluem públicos como pessoas transgênero e refugiados.
Apenas no contexto da Lei de Cotas, especificamente, são mais de 128 mil vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas, estudantes egressos de escolas públicas e pessoas com deficiência.
A lista de aprovados está disponível no site do programa.
Quem pode?
O sistema usará a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação.
Apenas candidatos que tenham concluído o ensino médio podem concorrer a uma vaga no Sisu. Notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio) não serão consideradas.
Cursos e instituições com mais vagas
Entre os cursos, pedagogia tem a maior oferta, com 10.145 vagas em todo o país. Em seguida estão administração (9.462), matemática (9.332) e ciências biológicas (8.972).
A universidade com o maior número de vagas ofertadas no Sisu é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 9.120 vagas. Em seguida está a UFF (Universidade Federal Fluminense), com 8.931; a UFPB (Universidade Federal da Paraíba, 8.005; e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com 7.477 vagas.
A lista de aprovados está disponível no site do programa.
Fonte: CNN Brasil
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários