TEMPO: RS terá sequência de dias com calor escaldante nesta semana, confira a previsão

Se nos últimos dias uma massa de ar frio derrubou as temperaturas e fez com que o Rio Grande do Sul registrasse marcas abaixo do comum para essa época do ano, agora os gaúchos devem se preparar para um sequência de dias com calor escaldante.

Confira previsão do tempo para esta última semana de janeiro.


O sábado (24) começou com temperaturas baixas em diversas cidades do estado, porém ainda no decorrer da manhã as marcas já se elevaram, dando indícios de uma tarde de calor intenso. Diante desse cenário, a Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta para o calor que deve se intensificar mais nos próximos dias enquanto a umidade relativa do ar fica baixa.

De acordo com o prognóstico, neste domingo (25) as máximas no território gaúcho oscilam entre 21ºC e 36ºC, com maiores valores no Oeste, Missões e em áreas da Campanha e do Noroeste. Já a umidade relativa do ar fica baixa, em torno de 30% em grande parte do estado.

A segunda-feira (26), será ainda mais quente em todo o RS, especialmente na Faixa Oeste, Campanha, Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Vales. As máximas nesse dia oscilam entre 22ºC e 37ºC e a umidade fica próxima de 30% em diversas regiões.

Na terça-feira (27), o calor persistirá em todo o território gaúcho, com máximas que irão variar entre 23ºC e 37ºC e baixa umidade relativa, novamente em torno de 30% em diferentes localidades do estado.

A quarta-feira (28) será um dia escaldante para os gaúchos com máximas em torno e acima dos 35ºC na maior parte das cidades do estado. Mais uma vez o Oeste será a parte do estado com calor extremo em que as máximas devem ficar entre 39ºC e 41ºC com marcas até superiores em algumas cidades.

O calor persiste no Rio Grande do Sul tanto na quinta (29) como na sexta-feira (30) com tardes muito quentes em que mais uma vez as maiores máximas dos estado tendem a se concentrar na Metade Oeste gaúcha. Pancadas de chuva em algumas áreas podem atenuar brevemente o calor.

Região Metropolitana

Na região mais populosa do Rio Grande do Sul, a área metropolitana de Porto Alegre, a semana que começa será muito diferente da última, marcada por dias agradáveis, e terá tardes de forte a intenso calor.

As máximas na Grande Porto Alegre, embora elevadas, não devem ser tão extremas como as previstas para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul, mas vão passar dos 35ºC no decorrer da semana.

Alerta 

A Defesa Civil pede para a população redobrar os cuidados com a saúde nesse período de calor escaldante, com uso de protetor solar, manter-se hidratado e procurar sombra, especialmente nas horas mais quentes do dia.

O retorno das chuvas

O maior aquecimento da atmosfera com tardes de calor nesta semana que se inicia vai favorecer o retorno da instabilidade com registro de chuva no território gaúcho na forma de pancadas. Ocorre que a chuva será de natureza convectiva (associada ao calor e à umidade) e vai ser muito localizada. Ou seja, será o padrão de precipitação em que a chuva cai em um ponto e não cai em outro próximo, de forma irregular e muito mal distribuída.

Será a verdadeira “loteria da chuva” em que, no caso de um grande propriedade rural no interior, pode chover em uma parte da lavoura e não em outra. Ou no caso de uma cidade, chover apenas em um punhado de bairros.

Estas pancadas isoladas associadas ao calor devem começar a retornar entre terça (27) e quarta (28), mantendo-se depois mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul. A Metade Sul será a região em que a chuva deve ser mais irregular e escassa nesta última semana de janeiro.

Veja o artigo completo de previsão do tempo da MetSul neste link

Fonte: Correio do Povo e Met Sul


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários