O Rio Grande do Sul foi o terceiro Estado com mais entradas de turistas estrangeiros em 2025, com mais de 1,4 milhão de visitantes entre janeiro e novembro. A unidade federativa ficou atrás apenas de São Paulo (quase 2,5 milhões de chegadas) e Rio de Janeiro (quase 2 milhões). Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
| Karine Viana/Palácio Piratini |
Em todo o ano passado, o Brasil alcançou um recorde ao receber 9 milhões de turistas internacionais – resultado 40% maior do que em 2024.
A Argentina segue na liderança entre os países que mais enviam turistas ao Brasil, com 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro – um crescimento de 82,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em seguida vêm Chile (721 mil), Estados Unidos (678 mil), Uruguai (487,5 mil) e Paraguai (454,3 mil).
Na avaliação do secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, a notícia é motivo de comemoração e foi recebida com entusiasmo, pois mostra que o Estado recuperou o mercado turístico e o potencial de atração de turismo estrangeiro:
— Estamos ainda muito focados em ampliar esse número, tendo em vista que o turismo no RS se revela cada vez mais como um dos produtos de maior potencial para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. E sabemos que boa parte do sucesso do turismo em todos os mercados que, de alguma forma, se posicionaram nesse sentido, é o internacional. Nós temos apostado muito nesse mercado.
A estratégia para atingir esse resultado inclui a participação em feiras e eventos de turismo, o desenvolvimento de novos roteiros e produtos turísticos, bem como convites a jornalistas especializados e influenciadores digitais para que conheçam e promovam o destino, explica o secretário.
RS como porta de entrada
Apesar do resultado, o Rio Grande do Sul é frequentemente utilizado por países vizinhos – sobretudo a Argentina – como porta de entrada para outros destinos brasileiros. Diante disso, o objetivo do governo é aumentar o tempo de permanência dos turistas no Estado, segundo Santini:
— Sem dúvida, os argentinos são o nosso principal público internacional aqui no Estado, e também temos plena consciência de que boa parte deles utiliza o Estado como porta de entrada para o litoral gaúcho e catarinense, mas temos trabalhado de forma muito intensa para que os argentinos permaneçam mais tempo conosco, que aproveitem melhor a viagem, e não o destino.
O Estado tem buscado promover ações como convites para que os turistas percorram outros caminhos até o mesmo destino, além de incentivo às cidades de passagem para que qualifiquem pontos de parada e melhorem a receptividade em espanhol.
O Rio Grande do Sul também tem intensificado esforços para atrair turistas de outros países vizinhos, como Uruguai, Paraguai e Chile, com o desenvolvimento de um plano de investimentos.
Destinos gaúchos apresentados em feiras já estão recebendo turistas internacionais, mas ainda há mercados com muito a aproveitar, conforme o secretário: o enoturismo; o turismo de natureza, com os geoparques; azeites; turismo de aventura, com um grande universo a ser trabalhado com os cânions e o litoral; além da região das Hortênsias, que já é o principal cartão de apresentação do Estado.
O secretário destaca ainda que um dos destinos que mais cresceu no mercado turístico internacional é a Região Central, especialmente na região das Termas Romanas, na Quarta Colônia, que também tem trabalhado intensamente, especialmente com os uruguaios.
Fonte: GZH
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários