O Brasileirão começa nesta quarta (28), mais cedo do que o habitual devido às mudanças no calendário do futebol brasileiro promovidas pela CBF. Este post mostra como cada time chega para a competição e as principais movimentações de cada um no mercado.
Você vai ler neste post:
- O Brasileirão começa hoje (28), antecipado por mudanças no calendário da CBF. O post detalha como os times chegam e suas principais contratações para a temporada
- O Atlético-MG, sob o comando de Jorge Sampaoli, não perdeu em 2026 e contratou reforços como Maycon e Renan Lodi. Já o Flamengo aposta na renovação com Filipe Luís como treinador
- A rodada inicial inclui embates entre Atlético-MG x Palmeiras e São Paulo x Flamengo. Times como Botafogo enfrentam dificuldades financeiras que afetam suas contratações
 |
| Rafael Ribeiro/CBF |
Como cada time chega no Brasileiro (em ordem alfabética):
Athletico PR
De volta à Série A, o Athletico tem três vitórias, um empate e duas derrotas na temporada. A equipe está nas quartas de final do Campeonato Paranaense (vai enfrentar o Foz do Iguaçu).
O elenco para a temporada passou por mudanças pontuais. Nomes experientes como Giuliano e Alan Kardec saíram. O clube foi ao mercado e trouxe Luiz Gustavo, ex-São Paulo, além de apostar em estrangeiros como Juan Portilla e Alejandro García. O técnico é Odair Hellmann, o mesmo que subiu com o time da Série B.
Atlético-MG
O Galo conviveu com uma série de quatro empates seguidos no Campeonato Mineiro e chega para o Brasileirão embalado por uma vitória sobre o Cruzeiro. A equipe é a 3ª colocada do Grupo A do Estadual. O time ainda não perdeu no ano.
O Atlético-MG movimentou bastante o mercado da bola. Guilherme Arana, Gabriel Menino, Fausto Vero e Caio Paulista saíram. Ídolo do clube, Hulk chegou a viver uma novela com o Fluminense, mas permaneceu. Por outro lado, Maycon, Renan Lodi e os estrangeiros Cassierra, Minda e Preciado foram contratados. O técnico segue sendo o argentino Jorge Sampaoli.
Bahia
O Tricolor de Aço tem 100% de aproveitamento na temporada — são cinco vitórias em cinco jogos e liderança com sobras no Campeonato Baiano. O poderio ofensivo chama atenção: são 16 gols até aqui, uma média de mais de três por partida.
O Bahia fez movimentações pontuais no mercado e trouxe reforços estrangeiros: Kike Olivera (atacante) e Román Gómez (lateral-direito). A lista de saídas até aqui tem como maior destaque o lateral Santiago Arias. No ataque, Tiago foi vendido ao Orlando City. O técnico é Rogério Ceni.
Botafogo
Em campo, o Botafogo vai bem. São três vitórias e uma derrota nos quatro jogos realizados até aqui na temporada -- todos pelo Campeonato Carioca, onde o time lidera o seu grupo.
O problema está fora de campo. O clube convive com um transfer ban por dever ao Atlanta United pela compra de Thiago Almada. Por isso, está impedido de registrar novos jogadores. Até agora, a principal contratação foi Villalba, atacante que veio do Nacional-URU. Por outro lado, o clube negociou peças importantes, como Marlon Freitas (Palmeiras) e Savarino (Fluminense). O técnico também mudou: saiu o italiano Davide Ancelotti e chegou o argentino Martín Anselmi.
Bragantino
O Bragantino está invicto na temporada -- são três vitórias e dois empates no Paulistão, onde é o terceiro colocado. O ponto forte do time tem sido a defesa, que ainda não foi vazada em 2026.
O elenco, no entanto, sofreu um baque nesta semana: o meio-campista Jhon Jhon foi vendido ao Zenit, da Rússia. Para reforçar o time, o Massa Bruta trouxe o goleiro Tiago Volpi, além de investir em Rodriguinho e Sosa, que chegaram de São Paulo e Peñarol, respectivamente. Vagner Mancini renovou contrato e foi mantido como técnico.
Chapecoense
A Chape faz bom começo de 2026. A equipe somou três vitórias, dois empates e uma derrota na primeira fase do Catarinense. Agora, vai encarar o Criciúma, nas quartas de final.
A equipe foi uma das que mais se movimentou no mercado — mais de um time de reforços foi anunciado, enquanto muitas peças que jogaram a última Série B saíram. O principal nome contratado foi o atacante congolês Yannick Bolasie, que estava livre no mercado após deixar o Cruzeiro. O técnico é Gilmar dal Pozzo, que subiu com a equipe.
Corinthians
São duas vitórias, dois empates e uma derrota até aqui no ano. O Timão é o quarto colocado na tabela do Paulistão, onde tem alternado jogos com os principais jogadores e reservas. Memphis, por exemplo, ainda não jogou.
Livre do transfer ban, o Corinthians tenta fazer negócios baratos ou de graça no mercado. Foi assim que o time já anunciou Gabriel Paulista, Pedro Milans e Matheus Pereira. A lista de saídas tem nomes como Romero, Talles Magno, Maycon e João Pedro Tchoca. O técnico segue sendo Dorival Júnior.
Coritiba
O Coxa começou 2026 inconstante. São duas vitórias, dois empates e duas derrotas até aqui. A equipe está nas quartas de final do Campeonato Paranaense, onde vai enfrentar o Cianorte.
De volta à Série A, o Coritiba apostou em nomes experientes no mercado e trouxe o lateral Tinga, os atacantes Pedro Rocha e Breno Lopes, além do zagueiro Thiago Santos. Medalhões que fizeram parte do acesso, como Zeca, Dellatorre, Everaldo e Carlos de Pena saíram. Fernando Seabra é o treinador.
Cruzeiro
O início do Cruzeiro ainda não é bom. São duas vitórias e três derrotas no Campeonato Mineiro, onde ocupa a vice-liderança do Grupo C. A equipe foi bastante modificada no decorrer dos jogos até aqui.
O Cruzeiro garantiu a chegada do volante Gerson, principal reforço até aqui, além do técnico Tite, que substituiu Leonardo Jardim. Até o momento, a diretoria conseguiu manter Kaio Jorge, artilheiro do último Brasileirão, no elenco. Entre as saídas, a principal foi de Gabigol, emprestado para o Santos.
Flamengo
O Flamengo cambaleia neste começo de 2026, mas muito por causa da utilização do sub-20. O time tem apenas uma vitória no Campeonato Carioca e deve jogar o quadrangular do rebaixamento. No mais, são três derrotas e um empate. O elenco principal só passou a ser usado nos últimos dois jogos.
No mercado, o clube tem acerto próximo com o meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham. Antes disso, já anunciou o zagueiro Vitão e o goleiro Andrew. Entre as saídas, nomes como Juninho e Viña deixaram o clube. Filipe Luís renovou o contrato e segue como treinador.
Fluminense
O Tricolor das Laranjeiras tem três vitórias e uma derrota na temporada. A equipe lidera o seu grupo no Campeonato Carioca.
O Flu tem dado poucas investidas no mercado, mas conseguiu contratar o atacante Savarino, o zagueiro Jemmes e o lateral-esquerdo Guilherme Arana. A principal baixa foi o zagueiro Thiago Silva, que foi jogar no Porto. Luis Zubeldía foi mantido como técnico.
Grêmio
São três vitórias e duas derrotas na temporada até aqui. O Grêmio lidera o seu grupo no Campeonato Gaúcho, mas vem de derrota por 4 a 2 para o Internacional.
A diretoria investiu em reforços que estavam no exterior e trouxe os atacantes José Enamorado e Tetê. Outro destaque contratado foi o goleiro Weverton, que deixou o Palmeiras. A lista de saídas é extensa e inclui jogadores de todas as posições. A troca também veio no comando: saiu Mano Menezes e chegou Luís Castro.
Internacional
Após o drama em 2025, o Inter começou 2026 bem. O Colorado tem quatro vitórias e uma derrota na temporada e é líder do seu grupo no Campeonato Gaúcho.
A atuação no mercado não tem garantido grandes contratações, mas nomes como o volante Villagra e o zagueiro Félix Torres chegaram. Entre as saídas, Vitão e Ricardo Mathias foram as principais vendas. A diretoria acertou com o uruguaio Paulo Pezzolano para o comando técnico.
Mirassol
O Mirassol começou 2026 oscilando. Atual 6° colocado no Paulistão, o time do interior soma duas vitórias, um empate e duas derrotas na temporada.
Muitas mudanças aconteceram no elenco. Destaques como Gabriel, Danielzinho, Chico da Costa, Cristian e Jemmes saíram. A diretoria foi ao mercado, investiu na contratação de mais de um time de reforços, mas manteve o elenco sem nenhuma grande estrela. Rafael Guanaes segue como treinador.
Palmeiras
Vice-líder do Paulistão, o Palmeiras tem quatro vitórias e uma derrota na temporada. O único revés fez o clima ferver um pouco: vândalos picharam os muros do Allianz Parque após o 4 a 0 sofrido para o Novorizontino.
Única contratação para a temporada até aqui, Marlon Freitas se firmou no time. A diretoria ainda sonha com um nome de peso no meio — Arias e Almada interessaram. Entre as saídas, o goleiro Weverton, o zagueiro Micael e o volante Aníbal Moreno deixaram o elenco. Abel Ferreira vai para mais um ano à frente do elenco.
Remo
A equipe que menos jogou até aqui entre os times da Série A. O recém-promovido fez apenas dois jogos e venceu ambos. No primeiro deles, inclusive, conquistou a Copa Grão-Pará, sobre o Águia de Marabá.
Continua após a publicidade
Após montar o elenco para o ano, Marcos Braz deixou a função de executivo de futebol do clube paraense. Antes disso, ele trouxe nomes experientes como Yago Pikachu, Alef Manga e Patrick de Paula ao elenco do Leão. A principal saída foi a do atacante Pedro Rocha, artilheiro da última Série B. O time é treinado pelo colombiano Juan Carlos Osorio, ex-São Paulo.
Santos
O Peixe não engrenou no ano. Em cinco jogos, são três empates, uma vitória e uma derrota. A equipe é a 11ª colocada no Paulistão. Neymar, que renovou contrato até o fim de 2026, ainda se recupera de um problema no joelho e não estreou na temporada.
A principal contratação até aqui foi Gabigol. Além dele, o Peixe assegurou Barreal em definitivo e trouxe Gabriel Menino para o elenco. A saída mais forte foi a de Guilherme, que foi jogar nos Estados Unidos. Juan Pablo Vojvoda segue no comando.
São Paulo
O Tricolor vai mal no Paulistão. O time tem uma vitória, um empate e três derrotas no estadual e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Fora de campo, vive momento conturbado após todo o processo de impeachment, que terminou com a saída de Júlio Casares.
Continua após a publicidade
Sem dinheiro, o São Paulo tem investido em reforços baratos ou de custo zero, como foram os casos do zagueiro Dória, do meia Danielzinho e do goleiro Carlos Coronel. Entre as saídas, a diretoria negociou a venda em definitivo de nomes que estavam emprestados, como o atacante Erick, e não renovou o contrato de nomes experientes, como Luiz Gustavo. Crespo segue como técnico.
Vasco
São duas vitórias, um empate e uma derrota para o Vasco na temporada. O clube é o vice-líder do Grupo A do Campeonato Carioca.
O Vasco apostou em buscar reforços no exterior. Entre eles, vieram o atacante colombiano Hinestroza, o zagueiro uruguaio Saldivia e o meia colombiano Rojas. As principais baixas para o ano ficaram no ataque: o Cruzmaltino vendeu Rayan ao Bournemouth e deu adeus a Vegetti, que foi jogar no Cerro Porteño. Fernando Diniz é o treinador.
Vitória
O Leão da Barra cambaleia neste começo de ano. São três empates, uma vitória e uma derrota nos jogos feitos. A equipe é somente a terceira colocada no Campeonato Baiano e vem de revés para o Bahia, seu maior rival.
O Vitória anunciou reforços, mas sem fazer grandes alardes no mercado. A principal chegada foi a do atacante Marinho. Entre as saídas, o volante Willian Oliveira e o zagueiro Lucas Halter ganharam mais destaque. Jair Ventura foi mantido como técnico.
1ª rodada do Brasileirão
Hoje (28)
19h - Atlético-MG x Palmeiras
19h - Internacional x Athletico
19h - Coritiba x Bragantino
19h - Vitória x Remo
19h30 - Fluminense x Grêmio
20h - Chapecoense x Santos
20h - Corinthians x Bahia
21h30 - São Paulo x Flamengo
Amanhã (29)
20h - Mirassol x Vasco
21h30 - Botafogo x Cruzeiro
Fonte: UOL e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas
notícias positivas!
Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas
notícias positivas!
Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários