Wagner Moura, vencedor do Globo de Ouro, ganha grafite em Porto Alegre

Assim como no ano passado, a Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto Alegre, ganhou em uma de suas esquinas uma homenagem a um brasileiro premiado no Globo de Ouro. Se em 2025 foi Fernanda Torres, melhor atriz em filme de drama por "Ainda Estou Aqui" no Globo de Ouro do ano passado, agora é Wagner Moura. No painel ele aparece sorridente com a estatueta de Melhor Ator em Filme de Drama, troféu conquistado no domingo passado (11)  por "O Agente Secreto".


Filipe Harp/Instagram

A ilustração fica na Rua Joaquim Nabuco, no imóvel de esquina com a Rua José do Patrocínio. A loja de móveis Brikão cedeu o espaço ao artista Filipe Harp, o mesmo que retratou Fernanda a cerca de 200 metros dali, na Rua Alberto Torres.

Assim que a cerimônia terminou, Harp foi instigado pelo amigo e também grafiteiro Lucas Anão a repetir a iniciativa do ano anterior. Foi ele quem sugeriu o local, onde Lucas já havia produzido grafites para fins comerciais (três lançamentos de filmes de super-heróis).

Em 2025, o endereço do grafite de Fernanda na Cidade Baixa virou ponto de encontro de um bloco de Carnaval improvisado na torcida pelo Oscar. Até a placa da Rua Alberto Torres se transformou em Fernanda Torres por alguns dias.

— Pena que o Oscar não coincida com o Carnaval neste ano, mas espero que, ainda assim, a repercussão seja tão legal quanto — disse Harp, enquanto fazia os retoques finais na pintura, na noite de terça-feira (13).

Neste ano, a cerimônia do Oscar será em 15 de março. A lista de indicados sai em 22 de janeiro. Já o feriadão de Carnaval vai de 14 a 17 de fevereiro.

Como é feito o grafite

O trabalho durou cerca de seis horas – das 18h à meia-noite – e consumiu seis latas de spray. A primeira etapa é escolher uma foto e transformá-la digitalmente em vetores, ou seja, a imagem deixa de ser feita por pixels (pontos) e passa a ser formada por linhas, curvas e formas. Isso permite que ela seja ampliada ou reduzida sem perder qualidade, mantendo a nitidez.

Depois, a imagem é projetada sobre uma parede pintada de branco. A partir daí, o artista reproduz a foto, começando pelas cores mais claras e finalizando com as mais escuras, respeitando os efeitos de sombreamento para que a pintura fique o mais fiel possível ao retrato original.

Exposto ao sol e à chuva, o grafite costuma durar cerca de quatro anos. Até lá, fica a torcida para que a Cidade Baixa ganhe mais brasileiros em sua galeria de homenageados.

Fonte: GZH



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários