CARNAVAL 2026: Rio Grande do Sul tem o feriado de folia menos violento dos últimos anos

Balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) aponta que o número de mortes violentas no Carnaval de 2026 caiu 9,1% no Rio Grande do Sul em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados da pasta, foram registradas 20 ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI) desde sexta-feira (13) até as 19 horas desta terça-feira (17), sendo 18 homicídios, um feminicídio e um latrocínio. No Carnaval do ano passado, foram 22 ocorrências, das quais 19 foram homicídios.

Filipe Karam / PMPA


Em relação às festividades de 2024, a queda no número de ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI) foi de 52,4%. Naquele ano, também entre a sexta-feira e a terça-feira de Carnaval, foram registrados 42 mortes, das quais 34 homicídios dolosos e três feminicídios.

A SSP credita a redução na criminalidade durante a folia aos preparativos das forças de segurança do Estado para o período. A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), realizou desde o início de fevereiro a operação Carnaval Seguro, com objetivo de intensificar ações preventivas e repressivas no enfrentamento à violência doméstica, familiar e contra a mulher, assegurando que as pessoas possam vivenciar o período com segurança, dignidade e paz.

Ao longo de fevereiro, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) também reforçaram o atendimento, com aumento de diligências, prisões e ações integradas com a rede de proteção, além de orientações e acolhimento às vítimas.

A Brigada Militar também reforçou o efetivo e a presença ostensiva nas ruas, apostando na aproximação com a comunidade. O policiamento a pé, em especial, foi intensificado para garantir a proteção dos foliões, em especial dos grupos vulneráveis. Nesta Operação Carnaval, a Brigada Militar organizou seu planejamento com foco na prevenção, atuando junto aos organizadores de eventos em todo o Estado para antecipar problemas que se repetem todos os anos.

Fonte: Sul21


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins

Comentários