Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do governador Eduardo Leite e de outras autoridades, foi aberta oficialmente nessa quinta-feira (19) a 35ª Festa da Uva, evento realizado em Caxias do Sul (Serra Gaúcha) e que completa 95 anos. As atividades prosseguem até 8 de março no Parque Mario Bernardino Ramos, reunindo mais de 400 expositores, atrações comerciais, gastronômicas e culturais, com expectativa de 700 mil visitantes.
| Júlio Soares/Divulgação |
A edição de 2026 – que também celebra os 150 anos da imigração italiana – inclui shows regionais e nacionais, desfiles cênico-musicais, comidas típica, degustações orientadas de uvas e vinhos, dentre outras ações. Até o fim do evento serão distribuídas 150 toneladas da fruta, adquiridas diretamente de produtores caxienses. Estes e outros detalhes podem ser conferidos em festadauva.com.br.
Centenas de pessoas acompanharam a solenidade, que também teve no palco o prefeito Adiló Didomênico, secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados, representantes de entidades, líderes regionais e representantes do setor produtivo. Patrocinadores também compareceram.
“A força que realmente sustenta esta Festa é a de quem participa, colabora e faz acontecer”, declarou o presidente da comissão organizadora, Fernando Bertotto, que despediu-se do cargo, que exercia desde julho de 2021. Ele destacou a importância histórica e econômica da Festa da Uva em quase 100 anos. Também enalteceu o protagonismo do agricultor e da uva como símbolos da identidade local.
Outro destaque da cerimônia foi uma homenagem às gestões anteriores da Festa, bem como às rainhas, princesas e embaixatrizes – tanto da edição atual quanto de edições passadas. No foco do gesto, o reconhecimento do papel simbólico e institucional decisivo de tais protagonistas na projeção do evento além das fronteiras do Rio Grande do Sul.
Antes do discurso das autoridades, um anúncio especial foi feito aos produtores: a entrega oficial de três novos cultivares desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): a iniciativa abrange as variedades Lis, Antonela e a Pérola.
Fonte: O SUL
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários