Nesdta segunda-feira (2), feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, será marcada por celebrações em Porto Alegre. Católicos homenageiam a Nossa Senhora dos Navegantes e os adeptos de religiões de matriz africana celebram Iemanjá. Em função das festividades e da expectativa de grande público, uma logística específica de serviços e trânsito foi estruturada para a cidade.
| Cesar Lopes / PMPA |
As festividades católicas são organizadas pela Arquidiocese de Porto Alegre e contarão com o apoio da prefeitura. A principal celebração terá início logo cedo, às 7h, com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada no Centro Histórico. A igreja abrirá suas portas uma hora antes para receber os devotos. Na sequência, por volta das 8h, começará a tradicional procissão que percorrerá até a Praça dos Navegantes, em uma caminhada de cerca de 4,5 km.
A missa de chegada, agendada para as 10h30min, ocorrerá na Igreja Santuário Nossa Senhora dos Navegantes e será presidida pelo arcebispo dom Jaime Cardeal Spengler. Além disso, de acordo com a programação divulgada no site da Igreja, haverá celebrações litúrgicas a cada duas horas ao longo do dia, até as 19h.
A expectativa para a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes é reunir em torno de 100 mil pessoas, projeta o Reitor do Santuário, Padre Carlos Feeburg.
Outro ponto de celebração vai ocorrer na Paróquia Nossa Senhora de Belém, localizada em Belém Novo. A programação inicia às 9h30min com a procissão até a igreja. Às 10h, será celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Juarez Albino Destro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
Após a celebração, a comunidade é convidada a participar do almoço festivo, às 12h, no valor de R$ 40,00. Segundo a organização, o encontro deve contar com cerca de 3 mil pessoas.
A Paróquia São João Paulo II, localizada em Itapuã, no extremo Sul de Porto Alegre, também preparou uma programação especial para a ocasião. A paróquia oferecerá 3 procissões: motorizada, fluvial e a pé. As festividades iniciam às 8h30min, com uma missa na Praia dos Passarinhos, e se estendem até as 18h30min, quando ocorre a entronização da imagem.
Segundo o Padre Luís Carlos Pedroso da Silva, pároco do local, também são esperadas cerca de 3 mil pessoas.
Trânsito
Para garantir a segurança durante o deslocamento dos fiéis, a EPTC montou uma operação especial que impactará o fluxo de veículos desde as primeiras horas da manhã. A primeira intervenção está agendada para as 7h, com o bloqueio do acesso à Ponte do Guaíba pela avenida Sertório para a instalação de tapumes. Neste horário, quem precisar acessar a ponte deverá utilizar rotas alternativas como as avenidas Farrapos, Cairú e Castelo Branco, ou a rua Voluntários da Pátria.
A segunda etapa de bloqueios iniciará às 7h50min na avenida Mauá, no trecho compreendido entre a rua Vigário José Inácio e a rua da Conceição. Simultaneamente, haverá alterações na avenida Castelo Branco: o tráfego no sentido Centro-bairro será interrompido entre a rua da Conceição e a avenida Sertório, e o fluxo será desviado no topo da elevada em direção ao Túnel da Conceição. Apesar das mudanças, o acesso à Estação Rodoviária será preservado.
Mesmo após a passagem da procissão, a avenida Sertório permanecerá bloqueada entre a Presidente Roosevelt e a Voluntários da Pátria devido à festa nas imediações do santuário. A recomendação oficial para quem precisa deixar a capital é utilizar a Terceira Perimetral ou seguir pela avenida Farrapos em direção à BR-116. Já para acessar o Centro Histórico, a orientação é utilizar a BR-116.
Transporte Coletivo
O feriado contará com passe livre em todos os ônibus da Capital. A frota operará com tabela de domingos e feriados, mas receberá reforços significativos e linhas especiais para atender à demanda do evento religioso.
Entre as ativações especiais, destacam-se as linhas transversais: das 8h às 20h, circularão a T2.9 (Transversal 2 / Navegantes) e a T2A.9; já entre 8h e 18h, operarão a T3.9, T8.9, T12.9 e T12N. Além destas, a linha 690 – Festa dos Navegantes fará o trajeto específico para o evento a partir das 8h30min, saindo do Terminal CPC no Centro. Haverá ainda reforço de tabela nas linhas B25.9, B55.9 e 718 (Ilha da Pintada).
Para mitigar os impactos dos bloqueios viários matinais, duas linhas alimentadoras exclusivas, A02 e A03, entrarão em operação temporária para atender as bacias Sul e Leste, respectivamente, com saídas programadas a partir das 7h15min. Outra iniciativa importante será a disponibilização de uma van do setor de Educação da EPTC para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida a acompanharem o trajeto da procissão.
Fonte: Jornal do Comércio
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários