No Cristo Protetor de Encantado, começam as ações para marcar os dois anos de reconstrução no RS

Dois anos após a enchente de 2024, o governo do Estado iniciou na última quarta-feira (29) a programação do "Plano Rio Grande: dois anos de recomeço. O caminho da resiliência". A abertura ocorreu no monumento do Cristo Protetor, em Encantado, com atividades em memória das vítimas e foco na reconstrução e na preparação para eventos climáticos extremos.

Mauricio Tonetto/Secom

A cerimônia prestou homenagem em memória às vítimas das inundações, marcada por uma projeção de imagens na estrutura do Cristo, de um vídeo relembrando dos primeiros momentos da enchente até a retomada, e apresentações culturais. Em um momento de reflexão e compromisso com o futuro, a solenidade reuniu autoridades, líderes regionais e famílias afetadas, que compartilharam histórias de superação e os desafios persistentes na retomada das vidas após a dificuldade enfrentada.

A iniciativa tem como eixo o Plano Rio Grande, que concentra ações de recuperação e prevenção, e acumula mais de R$ 14 bilhões já destinados ou investidos em projetos e ações.

O governador Eduardo Leite destacou a importância da memória e da preparação do Estado. “Estes dias de final de abril e começo de maio jamais serão os mesmos para os gaúchos. No entanto, não devem representar apenas um olhar para o passado ou o reviver da dor; precisamos revisitar aquele momento para buscar inspiração, relembrar o que ocorreu e reafirmar o compromisso de todos. Esse compromisso não se limita à reconstrução do Estado, mas estende-se à construção de resiliência e força para enfrentar novos eventos climáticos. Hoje também é dia de lembrar as inúmeras vidas perdidas, perdas irreparáveis, e de reiterar que temos um plano consistente e bem estruturado: o Plano Rio Grande, com tudo o que é necessário para enfrentar desafios futuros”, reforçou.

Calendário oficial

A programação também marca a incorporação de três datas ao calendário oficial do Estado: o Dia Estadual em Memória das Vítimas da Enchente de 2024, o Dia Estadual de Enfrentamento à Emergência Climática e a Semana Estadual de Prevenção aos Desastres Socioambientais – Caminho das Águas. As datas foram instituídas por leis sancionadas em 2025.

Durante a cerimônia, também foi destacada a importância da articulação entre diferentes níveis de governo e a comunidade para a implementação de medidas de prevenção e resposta a desastres.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, ressaltou o trabalho realizado durante a crise. “Nesta semana em que relembramos tudo o que enfrentamos, ao retornar a Encantado, aos pés do Cristo Protetor, não há como não recordar as inúmeras vezes em que pedi forças para seguir firme na missão. Pedi sabedoria para as decisões complexas que o momento exigia e clamei pela vida das pessoas que estavam expostas àquela situação. Hoje também é dia de reconhecer os homens e mulheres que auxiliaram famílias em risco, muitas vezes arriscando a própria vida”, destacou.

Emoção durante relatos

A reconstrução prossegue em andamento para parte das famílias atingidas. Representantes das comunidades relataram os momentos de dificuldade e de busca por forças durante o processo de retomada.

Moradora de área afetada, Sueli Cândido relatou as perdas sucessivas e o processo de recomeço. “Passei por duas enchentes muito difíceis. Na primeira, perdi tudo e precisei me mudar para um apartamento alugado, onde acabei perdendo tudo novamente. Saí apenas com a roupa do corpo e cheguei a pensar que não conseguiria me reerguer. Foi um período de muito sofrimento e trabalho árduo, mas encontrei forças para recomeçar. Lutei com o apoio de muitos amigos e hoje estou aqui, pois não vou desanimar. Tenho muito a conquistar pela frente, e sou grata a todos que me ajudaram”, contou Sueli Cândido.

Também atingida pelas cheias, Beatriz Alves descreveu os impactos recorrentes e a mudança para uma nova moradia. “Meu bairro ficou completamente tomado pelas águas. Ao todo, passei por três enchentes. Na segunda, passei um mês inteiro reformando minha casa enquanto morava com a minha mãe, mas precisei me mudar para a casa da minha sogra, em Esteio. Eu ainda estava no meio das reformas quando veio a terceira enchente; a casa até ficou de pé, mas tornou-se impossível morar ali por ser uma área de alto risco. Felizmente, fui sorteada pela prefeitura e ganhei uma casa nova. Agora, estou começando do zero, em um novo emprego, e aos poucos estou me levantando”, relembrou Beatriz Alves.

Música e atmosfera inspiradoras

O evento foi encerrado com uma apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) executando músicas que ressoam com os temas da retomada e força do povo. 

A programação de nove dias se estenderá até a próxima quinta-feira (7/5) e reúne ações em diversos municípios atingidos. Nos dias seguintes, o cronograma inclui a demonstração de operações com cães de salvamento em Santa Maria, o lançamento da Pedra Fundamental do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird) e do Centro Estadual de Logística Humanitária (Celog), e a apresentação do Plano de Contingência Escolar.

Fonte: Governo RS


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  

Comentários