Turismo registra crescimento de 11,4% no Rio Grande do Sul em 2025

O Rio Grande do Sul registrou, em 2025, o segundo maior crescimento nas atividades turísticas entre todos os Estados brasileiros. Com uma alta de 11,4% – índice que representa mais do que o dobro da média nacional de 5% –, o desempenho, segundo o governo do Estado, reflete o impacto direto das políticas públicas e dos investimentos estratégicos realizados por meio da Secretaria de Turismo para fortalecer a economia e a competitividade dos destinos gaúchos.

Setur/Divulgação

Em 2025, o setor registrou a abertura de 13.186 novos negócios – o melhor saldo dos últimos 15 anos – e gerou 6.469 postos de trabalho formais, revertendo o déficit observado no período anterior. Esse dinamismo econômico traduziu-se em um faturamento estimado de R$ 17,67 bilhões, um incremento de 13% em relação a 2024.

Para o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, os dados recentes que apontam oscilações mensais devem ser interpretados sob a ótica da sazonalidade e da estratégia de longo prazo.

“A leitura do desempenho do turismo exige uma análise de conjunto e não apenas de recortes pontuais. O primeiro trimestre é, historicamente, o período de menor atividade no Estado, e os dados atuais refletem esse comportamento sazonal já documentado, e não uma interrupção da nossa retomada. Pelo contrário: as estratégias em curso dão seguimento às conquistas de 2025, quando crescemos 11,4% e alcançamos o recorde histórico de 1,5 milhão de turistas estrangeiros. Estamos recuperando nossa posição competitiva com consistência, investindo onde o retorno é imediato para o setor e para a economia gaúcha”, afirmou Ayub.

Internacional

O Rio Grande do Sul tornou-se o primeiro Estado brasileiro a desenvolver um Plano Tático de Promoção Internacional alinhado à estratégia nacional da Embratur. O investimento nessa frente permitiu uma presença significativa em mercados europeus: a participação na BTL Lisboa em 2026, por exemplo, resultou em 55 propostas comerciais formalizadas, fundamentando a projeção de uma alta de 64,7% na chegada de turistas portugueses ainda neste ano.

A conectividade aérea também acompanha o ritmo de expansão, com o primeiro trimestre de 2026 registrando um volume de desembarques nos aeroportos gaúchos 22% superior ao mesmo período do ano passado. Para a temporada de inverno, a projeção é de que 5,3 milhões de turistas visitem o Estado, consolidando a trajetória de alta sustentada pelos investimentos do governo em promoção, infraestrutura e qualificação.

Fonte: Setur e O SUL

Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários