CIDADE DA ADVOCACIA: evento consolida Porto Alegre como ponto de encontro nacional para debates sobre o futuro do Direito

Porto Alegre volta a ser o centro dos principais debates da advocacia brasileira com a realização da Cidade da Advocacia 2026. Promovido pela OAB/RS, o evento será realizado entre os dias 4 e 8 de agosto, no Cais Embarcadero, reunindo profissionais de todo o país em uma programação voltada às transformações e aos novos desafios do Direito.

Veja mais detalhes neste post.


Divulgação

Com mais de 20 mil inscritos a cerca de um mês do seu início, a quinta edição da Cidade da Advocacia terá a maior estrutura já montada desde sua criação. Ao longo de cinco dias, serão 15 palcos simultâneos e mais de 170 painéis, com discussões sobre temas como inteligência artificial, inovação, empreendedorismo, gestão de carreira, direito digital e os caminhos da advocacia diante das mudanças da sociedade.

Entre os nomes já confirmados estão o filósofo Luiz Felipe Pondé, o jurista José Roberto de Castro Neves, o professor Pablo Stolze, o tributarista Paulo Duarte Filho, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, a especialista em tecnologias emergentes Monica Magalhães, além dos advogados criminalistas Jader Marques e Aury Lopes Júnior. A programação completa está disponível em cidadedaadvocacia.com.br e está sujeita a alterações.

Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o crescimento do evento demonstra a importância de se criar espaços permanentes de aprendizado, conexão e valorização da advocacia. “Durante cinco dias, Porto Alegre se torna a capital nacional da advocacia e do Direito, reunindo milhares de profissionais em um ambiente de aprendizado, inovação, conexões e valorização da nossa classe. A Cidade da Advocacia já é uma realidade consolidada no calendário jurídico brasileiro, e esta quinta edição promete ser marcante. Isso tudo são mostras de que a OAB/RS está na vanguarda da preparação dos advogados para os desafios de hoje e os que virão”, declarou.

Crescimento de 460%

Com projeção de público de 40 mil participantes ao longo da programação, a Cidade da Advocacia se encaminha para concretizar uma trajetória de crescimento contínuo. Desde sua primeira edição, em 2022, o evento saltou de 5 mil inscritos para 28 mil em 2025, um crescimento de 460%, ou 5,6 vezes o número inicial. A edição de 2026 também sediará a XI Conferência Estadual da Advocacia.

Serviços e cultura

Além da programação técnica, o evento contará com uma ampla estrutura de serviços oferecida pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS). Os participantes terão acesso a atendimentos de saúde, benefícios para deslocamento e hospedagem, além de espaços voltados ao bem-estar, à valorização profissional e ao acolhimento da advocacia de todo o Estado. A edição de 2026 também terá uma programação cultural especial, reunindo atrações musicais para promover momentos de integração e confraternização entre os participantes.

A Cidade da Advocacia é uma realização da OAB/RS e da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), e conta com o Patrocínio Master do Banrisul, da Caixa Econômica Federal e da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre.

Serviço

O quê: Cidade da Advocacia
Quando: 4 a 8 de agosto de 2026
Onde: Cais Embarcadero, em Porto Alegre
Acesso: Inscreva-se gratuitamente em cidadedaadvocacia.com.br

Fonte: OAB RS




Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso 
jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários