A capital gaúcha avançou uma posição e conquistou o terceiro lugar entre os municípios mais competitivos do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2026, divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Porto Alegre, que ocupava a quarta colocação na edição anterior, foi avaliada ao lado de outras 422 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, ficando atrás apenas de Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
Saiba mais sobre os indicadores e os projetos que impulsionaram esse resultado.
| Sérgio Louruz/SMAMUS/PMPA |
Estratégia de desenvolvimento e impacto social
O levantamento anual analisa pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade, como o funcionamento da máquina pública, capital humano, dinamismo econômico, saúde, educação, segurança e sustentabilidade. O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, destaca que o resultado reflete a adoção da inovação como uma estratégia central. O objetivo é tornar o serviço público mais eficiente e criar um ambiente favorável para empresas e novas tecnologias. O prefeito Sebastião Melo também celebrou a conquista, ressaltando que o reconhecimento prova que o município está no caminho certo ao conectar os avanços tecnológicos com a verdadeira transformação social nas comunidades.
Programas de inovação em destaque
A subida no ranking é fruto direto de uma série de iniciativas focadas na qualificação da gestão e no fomento aos negócios. Um dos destaques é o programa Inova+, que oferece redução de impostos como IPTU, ITBI e ISS para empresas de base tecnológica. O ecossistema local também conta com o Forja de Inovação, que já conectou mais de 120 startups à prefeitura, e o Living Lab POA, um ambiente criado especificamente para testar e validar soluções inovadoras em situações reais do cotidiano da cidade.
Qualificação interna e inclusão digital
O poder público também tem investido pesado na capacitação de seus próprios servidores por meio da Escola de Inovação, que ensina o uso de dados, metodologias ágeis e tecnologias emergentes. Além disso, o Programa de Governo Digital (PGD-POA) estrutura as políticas de transformação digital, regulamentando até mesmo o uso de inteligência artificial na administração. Na ponta social, projetos como o Hacka POA têm conectado empreendedores de comunidades periféricas ao grande ecossistema tecnológico, beneficiando centenas de jovens e adolescentes com oportunidades reais de aprendizado e crescimento.
Fonte: PMPA e O Sul
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários