O projeto Mulheres Transformam, promovido pelo Instituto Vakinha, chega ao seu quarto ano com a meta de beneficiar 500 mulheres em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul em uma única edição. Para alcançar esse objetivo expressivo em 2026, a iniciativa acaba de receber um importante aporte financeiro de R$ 500 mil do fundo filantrópico RegeneraRS, criado para acelerar a recuperação e a resiliência do estado após os eventos climáticos.
Saiba mais sobre o projeto e como ele funciona na prática.Foto: Instituto Vakinha / Divulgação
Foco na autonomia e capital semente
Criado em 2022, o programa estimula a autonomia feminina por meio de cursos presenciais de capacitação. Além das aulas, as participantes recebem mentorias durante 90 dias e um "capital semente" — uma verba inicial para impulsionar os seus próprios negócios. Para garantir que as mães possam participar sem preocupações, o projeto oferece um pacote de apoio robusto, que inclui auxílio-transporte, alimentação e recreação infantil diária para os filhos. A iniciativa também conta com orientações sobre políticas públicas, letramento jurídico e formas de identificar e enfrentar situações de violência doméstica.
Novas turmas e parcerias importantes
Neste ano, as duas primeiras turmas já foram concluídas e beneficiaram mais de cem mulheres na capital. O terceiro grupo do projeto já tem data marcada: ocorrerá de 21 a 25 de setembro na Fundação O Pão dos Pobres, reunindo mães de alunos e mulheres atendidas pela entidade. A ação conta com a parceria do Senac, que oferece conteúdos sobre autoconhecimento e gestão de tempo, e do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), que promove workshops sobre direitos, ferramentas de proteção e fortalecimento da autoestima.
Fundo RegeneraRS e como apoiar
O RegeneraRS, que impulsionou a atual edição do programa, é um fundo criado por diversas entidades privadas, como Gerdau e Din4mo Lab, focado em apoiar soluções de alto impacto social. Para continuar expandindo o projeto "Mulheres Transformam", a organização convoca empresas e pessoas físicas a também investirem na causa. As doações online podem ser feitas diretamente pelo site da instituição (vakinha.com.br/mulheres), e parcerias mais profundas podem ser firmadas através do e-mail de contato do projeto.
Fonte: GZH
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários