A rede de restaurantes populares mantida pela Prefeitura de Porto Alegre serviu 241 mil almoços gratuitos entre os meses de janeiro e setembro deste ano. Com uma média de 1,2 mil refeições distribuídas diariamente em seis diferentes regiões da capital, o serviço é voltado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Confira a seguir os endereços de atendimento e o histórico do programa na capital gaúcha.
![]() |
| Foto: Pedro Piegas / PMPA |
Estrutura de atendimento
Apenas no terceiro trimestre, de julho a setembro, o programa forneceu quase 85 mil pratos. O atendimento ocorre prioritariamente de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, ou até o fim das fichas diárias, funcionando por meio de parcerias com organizações da sociedade civil. O secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier, ressaltou que a manutenção dessa política com regularidade e espalhada por diferentes regiões é uma prioridade da pasta, com o objetivo central de garantir a segurança alimentar de quem mais precisa.
Endereços e capacidade diária
A rede conta com seis unidades descentralizadas, sendo que a do Centro é a única a abrir nos finais de semana. Os espaços não funcionam em feriados. Veja onde estão localizados e a oferta de cada um:
— Centro: rua Garibaldi, 461 (520 refeições de segunda a sexta-feira, além de 264 aos sábados e 264 aos domingos) — Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (110 refeições diárias nos dias úteis) — Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (110 refeições diárias nos dias úteis) — Restinga: estrada Barro Vermelho, 51 (130 refeições diárias nos dias úteis) — Eixo Baltazar: rua Caetano Fulginiti, 95 (118 refeições diárias nos dias úteis) — Ilhas (Ilha da Pintada): rua Oscar Schmitt, 67 (236 refeições diárias nos dias úteis)
Do bandejão pago à gratuidade total
A política de segurança alimentar começou em Porto Alegre no ano de 2005 com um modelo pioneiro de "bandejão" centralizado no bairro Floresta, onde as refeições eram vendidas a um custo popular, geralmente de um real. Após passar por períodos de instabilidade, reaberturas e paralisações ao longo dos anos, o formato foi totalmente reformulado em 2019 com a criação do programa Prato Alegre. A nova diretriz descentralizou os restaurantes e instituiu a gratuidade total para pessoas em situação de rua ou extrema vulnerabilidade econômica.
Fonte: Redação AP com O Sul
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.

Comentários