ELEIÇÕES 2026: Abstenção de eleitores com mais de 70 anos cai quase 10 pontos percentuais no primeiro turno

A abstenção entre eleitores com mais de 70 anos registrou uma queda de 9,7 pontos percentuais no primeiro turno das eleições de 2026, passando de 58,8% em 2022 para 49,1%. O levantamento, consolidado a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo Movimento Voto 70+, aponta que a redução ocorreu mesmo em um cenário de expansão desse eleitorado, que saltou de 14,9 milhões para 17,2 milhões de pessoas aptas a votar.

Confira a seguir os fatores apontados por especialistas, o perfil da abstenção por faixa etária e as iniciativas voltadas ao segundo turno. 

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Desafios e perfis do eleitorado idoso

Embora o comparecimento tenha aumentado, especialistas alertam que barreiras físicas, o etarismo e a falta de redes de apoio ainda afastam parte dos idosos das urnas. Pesquisa exploratória conduzida pelo Movimento Voto 70+ e pelo centro de inteligência Data8 identificou três perfis principais entre os eleitores com voto facultativo que deixam de comparecer:

— Baixa autoestima política: cidadãos que acreditam que o próprio voto não gera impactos práticos. — Descrença no resultado: eleitores que avaliam que o pleito não trará mudanças diretas para as suas vidas. — Barreiras físicas e de mobilidade: pessoas que desejam votar, mas enfrentam dificuldades como longas filas, distância dos locais de votação ou dependência de terceiros para o deslocamento.

Os dados oficiais do TSE detalham o comparecimento decrescente conforme avança a idade dos eleitores no grupo com voto facultativo:

— 70 a 74 anos: 68,77% de comparecimento. 

— 75 a 79 anos: 52,23%. 

— 80 a 84 anos: 37,12% (faixa que conta com prioridade nas filas). 

— 85 a 89 anos: 24,30%. 

— 90 a 94 anos: 13,46%. 

— 95 a 99 anos: 4,34%.

Incentivos e campanhas para o segundo turno

Para o segundo turno, marcado para o dia 25 de outubro, entidades e órgãos públicos reforçam ações para ampliar a participação dos idosos. Entre os estímulos previstos está a utilização do voto para a realização da prova de vida automática do INSS de aposentados e pensionistas, medida válida inclusive para quem não compareceu no primeiro turno.

Além disso, o Movimento Voto 70+ promoverá a campanha Vovó Vota, focada em aproximar netas e avós para superar barreiras de deslocamento e desestímulo familiar — dados anteriores indicam que a abstenção entre mulheres com mais de 70 anos costuma superar a registrada entre os homens da mesma faixa etária.

Fonte: Redação AP com Agência Brasil


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso 
jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  


Comentários