FEIRA DO LIVRO 2026 inicia em instantes a sua 72ª edição com mais de 700 atividades na Praça da Alfândega

O tradicional sino da Feira do Livro de Porto Alegre volta a soar nesta sexta-feira (30), às 17h, marcando a abertura oficial da 72ª edição do evento na Praça da Alfândega. Considerada a maior feira literária ao ar livre da América Latina, a programação segue aberta diariamente das 10h às 20h, estendendo-se até o dia 15 de novembro com mais de 700 atrações culturais gratuitas espalhadas por mais de 70 bancas.

Confira a seguir os destaques da abertura oficial, a presença de grandes nomes da literatura e a expectativa de público para os 17 dias de evento.


Foto: Eduardo Fernandes / CRL

Cerimônia de abertura e destaques da programação

A solenidade inaugural ocorre no Teatro Petrobras Carlos Urbim e conta com apresentação musical da cantora Luiza Barbosa, reunindo autoridades locais, representantes da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e a patrona desta edição, a escritora, antropóloga e educadora Heloisa Pires Lima — a primeira mulher negra a assumir o posto na história da feira (foto acima). A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 1,5 milhão de visitantes ao longo de toda a temporada.

A forte presença de autorias femininas marca os debates e painéis deste ano. Um dos destaques ocorre no sábado (31), às 17h30, no Clube do Comércio, com a mesa "A literatura poética como forma de resistência", reunindo a escritora Aline Bei sob a mediação de Julia Dantas. A programação também traz nomes de projeção nacional como Cidinha da Silva, Elisa Lucinda, Leticia Wierzchowski, Márcia Tiburi, Milly Lacombe, Monja Coen, Noemi Jaffe e Rita Von Hunty em sessões de autógrafos, oficinas e encontros com os leitores.

Fonte: Redação AP com Matinal News e Câmara Rio-Grandense do Livro


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso 
jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários