Começam as filmagens de "Cortejo Negro"

Cortejo Negro, um dos três vencedores do 10º Prêmio IECINE, começa a ser filmado em Santa Cruz do Sul a partir da próxima segunda-feira, dia 17. Com isso a cidade entra na rota das produções cinematográficas gaúchas com o início das filmagens do curta-metragem “Cortejo Negro”. O projeto é uma idealização da GM/2 Filmes, produtora santacruzense dos irmãos Diego e Pablo Müller, e foi um dos três vencedores do 10º Prêmio Iecine de Curta-metragem, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura do RS. “Cortejo Negro” tem direção de Diego e será totalmente filmado em Santa Cruz, entre os dias 17 e 21 de dezembro.

O curta narra o drama de Amado, um homem simples que vive numa comunidade rural isolada, e que após flagrar a traição de sua mulher é assassinado pelo amante dela. Amado passa a vagar no purgatório cheio de dúvidas, em busca de explicações e um sentido para sua tragédia. Narrado em primeira pessoa, com uma narrativa repleta de flashbacks descronológicos, “Cortejo Negro” mostra o nebuloso olhar de um recém morto sobre sua própria desgraça. A história é baseada no conto homônimo de Diego Müller, publicado na antologia de contos da Oficina de criação literária de Luiz Antônio da Assis Brasil (Contos de Oficina 33), no ano de 2004.

As filmagens ocorrerão em locações na zona rural da cidade de Santa Cruz do Sul. No elenco estão os atores gaúchos Rafael Sieg, Fernanda Carvalho Leite, e Leonardo Machado. Na equipe de filmagem, profissionais de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e da Argentina trarão suas vastas experiências profissionais para o projeto, promovendo assim a construção de uma atividade cinematográfica em Santa Cruz.

Segundo o diretor, “Cortejo Negro” constituirá o primeiro passo para o nascimento de um núcleo cinematográfico profissionalizado na cidade. “Queremos fomentar a produção local e mostrar que nossa cidade tem todas as condições de realizar produtos audiovisuais de dramaturgia, assim como é feito em Santa Maria”, ressaltou Diego.

Outro atrativo do projeto é a forma de captação do curta, que usará da tecnologia cine-alta digital, processo inovador de filmagem usado no mundo todo em filmes como Star Wars 2, Missão impossível 3, Colateral, na elogiadíssima nova produção Argentina e no Brasil em filmes como Xuxa e os Duendes.

A produção executiva é de Pablo Müller e Bibiana Osório, que contam com o apoio da comunidade para a realização das filmagens. “Conseguimos a colaboração da Universal Leaf Tabacos, que recebeu muito bem o nosso projeto e entrou com o apoio logístico, da UNISC, que fará o Making Off, e da Signfiq, produtora local que entra como apoiadora do curta”, ressalta Pablo.

Os irmãos Diego e Pablo Müller atuam no setor audiovisual há 8 anos e acabam de filmar o longa-metragem Insônia, dirigido por Beto Souza e protagonizado por Luana Piovani e Lara Rodrigues. Trazem ainda em seus currículos a experiência em outros longas como: Netto perde sua alma, Cerro do Jarau, Mar Doce, As cartas do domador e Dias e Noites – os dois últimos em fase de finalização. Depois de concluído, “Cortejo Negro” já tem garantida a sua inscrição na edição de 2008 do Festival de Cinema de Gramado.

Fonte: Bibiana Osório

Comentários