Festival de Cinema de Veneza homenageia Kurosawa

O Festival Internacional de Cinema de Veneza vai homenagear o diretor japonês Akira Kurosawa durante a sua 66ª edição, de acontece de 1º a 12 de Setembro, justamente nas vésperas do centenário de nascimento do cineasta, que ocorre a 23 de Março de 2010.

Num comunicado de imprensa a organização do festival informa que esta homenagem, que decorre no dia 6 de setembro, prevê uma mesa redonda sobre a vida e obra do cineasta japonês, vencedor de um Oscar pela sua carreira em 1990 e que faleceu em 1998.

A homenagem do Festival de Veneza assume particular importância uma vez que foi devido ao Leão de Ouro concedido em 1951 ao seu filme "Rashomon - Às portas do Inferno" que o diretor japonês se tornou conhecido junto do público ocidental.

O debate sobre Kurosawa, que também recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto da obra em 1982, será moderado pelo crítico britânico Peter Cowie e contará com a participação de peritos de cinema como o norte-americano Donald Richie, o francês Michel Ciment e a japonesa Teruyo Nogami, que foi durante vários anos o braço direito do cineasta homenageado.

"Os participantes irão abordar os múltiplos aspectos da vida e obra de Kurosawa, como a sua visão da sociedade e da política, as comparações entre seu trabalho e o de outros grandes cineastas japoneses ou as suas relações com a cultura oriental e ocidental", acrescenta a nota da organização do festival.

Entre outros temas, será ainda discutida a popularidade do cinema de Kurosawa nos Estados Unidos, as numerosas reposições das películas e as fontes de inspiração na cultura japonesa.

Durante meio século de carreira, Kurosawa dirigiu uma dezena de filmes, entre eles "Os Sete Samurais" (1954), "Dersu Uzala - A Águia das Estepes" (1975), "Ran, Os senhores da guerra" (1985) e "Maddadayo" (1993).

Comentários