Sam Raimi e Tobey Maguire saem de "Homem-Aranha 4"

As informações ainda são um pouco confusas, mas a produção "Homem-Aranha 4", prevista para estreiar dia 6 de maio de 2011, e que já vinha com problemas, indefinições e discussões sem fim sobre o roteiro da produção, agora parou de verdade. Tudo vai começar do zero, e a data de estreia pode não ser mais garantida. Depois da imprensa festejar a boa notícia divulgada nesta segunda (11), de que o ator John Malkovich (do recente sucesso “Queime Depois de Ler“) faria o papel do vilão Abutre, a bomba estourou à noite: o diretor Sam Raimi e o protagonista Tobey Maguire, ambos participantes das três primeiras partes da franquia, saíram fora do projeto.

A notícia veio acompanhada do anúncio da Columbia Pictures e a Marvel anunciarem juntas que vão produzir o filme sem o diretor e o ator. Com isso, o longa só deve chegar nas telas em 2012. Mas a produtora também anunciou que a milionária franquia ainda ganhará quinta e sexta parte através da Columbia, pertencente ao grupo Sony. Segundo o comunicado, o quarto filme vai mostrar a vida do herói na adolescência e o roteiro será assinado por James Vanderbilt (de "Zodíaco"). A produção ainda trará um novo diretor e elenco para o filme a serem anunciados. Os fãs, desolados, perguntam como será uma sequência de Homem-Aranha sem Tobey Maguire, embora especula-se que Michael Cera (que fez "Juno") pode ficar com o papel do herói. "Trabalhar nos filmes do Homem-Aranha foi uma experiência incrível para mim. Enquanto estávamos trabalhando para rodar o quarto filme, o estúdio da Marvel teve uma oportunidade única de dar um novo rumo na franquia e eu sei que eles vão fazer um trabalho maravilhoso”, comunicou o diretor Sam Raimi, elegantemente. “Há uma década, nós iniciamos essa jornada com Sam Raimi e Tobey Maguire e juntos fizemos os três filmes de Homem-Aranha. Quando começamos, não imaginamos que faríamos história nas bilheterias e agora a franquia terá a chance de fazer história novamente”, disse Amy Pascal, presidente da Sony Pictures, devolvendo a gengtileza. “Estamos animados com as possibilidades criativas que surgem com o retorno de Peter às suas origens e esperamos trabalhar mais uma vez com a Marvel”, finalizou Amy através do comunicado oficial.

Sobre Malkovich, que deu entrevista a um programa de TV italiano confirmando sua participação, nenhuma nota oficial foi divulgada pela Sony. Outra atriz ainda não confirmada mas não descartada é Anne Hattaway (“O Diabo Veste Prada“), que está sendo cotada para viver a Gata Negra. Também não foram feitos comentários a respeito da presença de Kirsten Dunst (”Tudo Acontece em Elizabethtown“), par romântico de Maguire na trama, e que iria novamente fazendo o par com o herói na quarta continuação da aventura. Os vilões eram o principal foco de desentendimento entre Raimi e a Sony, que não se acertavam até então em relação ao roteiro. O impasse levou o estúdio a adiar o início da produção, que tinha sido previsto para a primavera norte-americana de 2010, e potencialmente adiar o lançamento do filme, que até agora estava previsto para 11 de maio de 2011, mudando mais uma vez nesta semana. Raimi queria que o antagonista principal do filme seja um criminoso conhecido como Vulture (Abutre). Já o estúdio não gosta da ideia do malfeitor alado e defende a inclusão de uma subtrama romântica envolvendo uma ladra chamada Black Cat (Gata Negra), além de outro vilão, justamente os papéis que seriam de Malkovich e Hatthaway. Uma sucessão de roteiristas já tentou casar as visões distintas das duas partes, mas sem sucesso. O dramaturgo premiado com o Pulitzer David Lindsay-Abaire é que mais recentemente estava contratado para redigir uma versão chave do roteiro, partindo uma versão anterior de Vanderbilt, anunciado hoje como roteirista final. Ainda existiu uma versão mais recente que começou a ser escrita por Alvin Sargent.

Na noite desta segunda (11), segundo informações do site Cinema Blend, a produção do filme Homem-Aranha 4 teria sido cancelada, depois das desistências de Raimi e Maguire. A notícia do cancelamento pegou a indústria de surpresa, especialmente porque Tobey Maguire e Kristen Dunst já estavam contratados e provavelmente receberão seus salários, bem como parte da equipe técnica que não for remanejada para outras produções do estúdio. Surgiram também rumores de que o diretor gostaria que Mary Jane, interesse romântico do Aranha, morresse no capítulo, levando um "sonoro não" do estúdio. Os impasses com o roteiro mais a falta de liberdade de Raimi teriam motivado a saída. Para a imprensa, Tobey Maguire dizia que "estava tudo certo" e que, como todos os filmes de grande porte, Homem-Aranha 4 era parte de um grande processo, que às vezes poderia demorar. Outros indícios de que Homem-Aranha 4 estava à beira do cancelamento surgiram na semana passada, quando um e-mail interno do supervisor de efeitos vazou na rede. Ele dizia que seus funcionários poderiam procurar outro emprego. A verdade é que Homem-Aranha 3, embora esteja no ranking das maiores bilheterias da história, foi detonado pela crítica e fãs, e devido à repercussão negativa, acabou vendendo menos DVDs e produtos derivados do que o esperado. Com o quarto filme, a Sony não só pretendia retomar a franquia, como levá-la a um novo patamar. Aguardemos os próximos capítulos....

Comentários