Confirmado: RS terá sua primeira sala IMAX

A notícia ruim é que é só no segundo semestre de 2011. Mesmo assim, me surpreende muito a ousadia dos investidores de fazerem um cinema IMAX numa cidade como Porto Alegre. Esta é uma tecnologia caríssima, que só se paga com muito fluxo de pessoas, o que não deve ser o caso de um cinema na zona norte da cidade. Ou o ingresso será caríssimo. Mas isso é recalamação demais: o importante que é estamos na rota, finalmente, dos filmes Imax 3D Premium, o que só existia até agora em São Paulo e Curitiba. Eu já relatei aqui pra vocês que tive uma maravilhosa experiência do IMAX em Londres, e é realmente inebriante. O cinema mistura o 3D com a tela curva, que fecha o raio de visão em 180 graus, te colocando completamente para dentro do filme. Assisti um ficção científica rápida, de uns 40 minutos (um média-metragem) que foi lançado bem no início do IMAX, que servia mais para demonstração do que para qualquer outra coisa. Tudo isso mudou e esse tipo d eprojeção melhorou muito. Em São Paulo, as cópias de Batman o Cavaleiro das Trevas, no ano passado, fizeram sucesso nessa tecnologia.

O anúncio do grupo Zaffari foi feito em Porto Alegre esta semana e terá um investimento de R$ 250 milhões no total: será o Bourbon Shopping Wallig, o maior shopping do grupo em todo o Estado, conforme revelou o diretor Claudio Luiz Zaffari. A primeira fase do empreendimento terá área construída de 167.691m² . As obras começaram em 2009 e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2011. Além da construção do prédio, o projeto prevê uma obra viária, com início ainda neste semestre. A avenida Grécia será estendida. O empreendimento será um shopping regional para atender ao público de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre. Em sua primeira fase, o espaço deve abrigar 220 operações comerciais, uma praça de alimentação com mil lugares, oito salas de cinema e a primeira sala IMAX para projeção 3D Premium do Rio Grande do Sul. O estacionamento incluirá 2.700 vagas cobertas.

Segundo revelou o grupo Zaffari, o Bourbon Shopping Wallig já conta com aproximadamente 65% da área bruta locável de lojas já alugados. Entre as lojas-âncoras que terão filiais no local, estão Renner, C&A, Riachuelo e Centauro. O empreendimento terá ainda uma unidade Hipermercado Zaffari. O empresário chamou atenção para os diferenciais do projeto de Edgar Graeff que conciliou a arquitetura com os princípios de sustentabilidade, privilegiando a luz natural nas duas fachadas principais, por exemplo, a reutilização da água da chuva. Serão 1,4 milhão de litros encaminhados a reservatórios para o reuso. Outro destaque é implantação dos sistemas inteligentes de climatização ambiental e de prevenção geral que tornarão o prédio mais eficiente e sustentável. “Sem dúvida a obra de construção de shopping talvez seja dos maiores desafios. Será muito importante para a região, bem como para as cidades da grande Porto Alegre”, disse o empresário.

Os cinéfilos de Porto Alegre agradecem, e esperam, ansiosos, por 2011. Já estava na hora da capital gaúcha ter uma sala destas.

Comentários

NemEh disse…
Olá!
Saberia informar em que estágio já está essa sala IMAX ?? Se já está funcionando ou próximo disso.

Obrigado.