O novo filme de Liliana Sulzbach

Minha amiga Liliana Sulzbach, talentosa cineasta, me manda notícias pelo face e reproduzo aqui. E são ótimas notícias. "Querido Renato, é com satisfação que anuncio que meu mais recente documentário foi selecionado para o Festival É Tudo Verdade. Segue um release, onde além do filme, falo um pouco dos projetos da minha produtora, a Tempo. Pois ainda muita gente acha que continuo produzindo pela Zeppelin". Então vamos atualizar imediatamente a rotina de trabalho da Liliana, quem eu vi dirigir excelentes documentários, curtas e obras quase sempre premiadas por festivais afora. O novo filme, A Cidade, é um documentário inédito que estreia dia 25 de Março na programação oficial do famoso certame internacional de documentário citado por ela - “É Tudo Verdade” -, que acontece em dua 17ª edição de 22 de março a 1º de abril próximos e que foi criado por outra figuraça do meio do cinema: Amir Labaki, jornalista e crítico de cinema. Atualmente, o festival acontece simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O filme da Liliana, ainda inédito, guarda um certo mistério sobre o cotidiano de uma microcidade que está em vias de desaparecer, onde os moradores forjaram uma comunidade única, distante 60 km de Porto Alegre e nas proximidades da vila de Itapuã. O documentário é a mais recente produção da empresa criada por Liliana Sulzbach, a Tempo Porto Alegre. Durante anos atuando em projetos culturais na Zeppelin Filmes, onde produziu e dirigiu filmes como “O Cárcere a a Rua”, “A Invenção da Infância” e “O Branco”, Liliana vem produzindo conteúdo audiovisual pela Tempo Porto Alegre desde 2009.

Nestes 3 anos de existência, a Tempo Porto Alegre produziu teatro, cinema e programas de TV. A peça “Marleni” rendeu a Araci Esteves o prêmio Braskem de Melhor Atriz. O curta “Amigos Bizarros do Ricardinho”, dirigido por Augusto Canani, cuja estreia internacional ocorreu no MOMA em NY, arrecadou mais de 20 prêmios em diversos festivais. A produtora também foi a responsável pelos filmes exibidos no pavilhão de Porto Alegre da Expo Xangai, alem de produzir programas de TV para o canal alemão RTL. Recentemente, a televisão exibiu a série Sonho de Guri, também produzido pela Tempo e dirigido por Liliana. Em co-produção com a Zeppelin Filmes, finaliza o longa “Dalua”, de Rodrigo Pesavento. O próximo projeto já está em produção. Chama-se “Cidades Redesenhadas” e trata da questão urbanística vista pelos olhos – e desenhos – do humorista Santiago e do ilustrador Edgar Vasques, ambos oriundos da arquitetura. O programa está sendo realizado para o Canal Futura e a direção é de Cesar Graeff Santos e dela.

Assista ao teaser do filme “A Cidade”:


A Cidade from Tempo Porto Alegre on Vimeo.


Serviço:

Exibição do documentário “A Cidade”

São Paulo:

25 de Marco, Domingo, 19h
CINESESC - Rua Augusta, 2075 - Jardim Paulista/ (11) 3087.0500

1° de Abril, Domingo, 16h
MIS - Avenida Europa, 158 – Pinheiros / (11) 2117. 4777

Rio de Janeiro:

27 de Marco, Terça-feira, às 19h
28 de Marco, Quarta-feira, às 15h
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA BOTAFOGO – RJ - Praia de Botafogo, 316 Tel: (21) 2559-8750

Comentários