A Trilha para a Noite de Natal

Ainda estamos "colhendo os louros" do sucesso da transmissão ao vivo do Miss Rio Grande do Sul 2013, no último dia 8 de dezembro. Os cenários, figurinos, direção artística, roteiro, câmeras e claro, as meninas, tudo estava perfeito. Em dia de inauguração da Arena (novo estádio do Grêmio) em Porto Alegre, tivemos quase duas mil pessoas no Auditório Araújo Vianna, um dos locais mais tradicionais da capital gaúcha e pela primeira vez fizemos o evento com venda de ingressos ao público.

Curiosamente, estou recebendo elogios - e pedidos incansáveis - até agora pela trilha sonora. Como nosso tema de inspiração foi Califórnia, montamos o espetáculo remetendo tudo ao estado ensolarado dos americanos. Tivemos sol, praia, biquini, piscina, Beach Boys, cinema, luxo e glamour. Tivemos até uma pré-festa inspirada na noite do Oscar. Ao selecionarmos as músicas, eu e o diretor da transmissão, Marco Carvalho, separamos algumas coisas de nossas experiências - ele mais com a Califórnia e eu mais com o cinema. A partir de uma lista do Marco, adicionei certas coisas e revisei a seleção final, adicionando algumas faixas, e pela primeira vez também inovamos, usando uma música para cada dupla de candidatas no desfile de vestido de gala, e depois, uma música para cada uma nos desfiles seguintes: gala, maiô e biquini.

Cada tipo de roupa levava a um ritmo: o gala exigia músicas mais classudas, por isso, fomos aos standards. O biquino e o maiô remetia às praias da Califórnia, e portanto o rock e o pop dos anos 60 e 70 foi privilegiado. Não usei nada acima dos anos 80, que é minha década preferida. Apenas algumas referências de músicas legais com a palavra "Califórnia", e a canção final, que foi de Katy Perry, em versão instrumental, pois precisávamos de um tema triunfante no encerramento, e as cordas de Fireworks casavam perfeitamente.

A seleção foi feita a partir de músicas conhecidas, e muitas delas foram trilhas de filmes. É impressionante o feedback que recebemos, pedidos de CD, pen-drive, a lista com as canções...mas nada disso está à venda, é apenas uma compilação de músicas que podem ser encontradas facilmente na rede. Por isso, atendendo pedidos, posto aqui esta lista especial, que pode inclusive servir de trilha sonora para esta noite maravilhosa de Natal para você e sua família. Não coloquei todas as faixas usadas no evento, fiz um resumo rápido, mas algumas são bem representativas e quase todas tem a ver com o cinema. Num próximo post coloco mais.

Bom proveito. E Feliz Natal a todos!

Na abertura do desfile, apresentando as candidatas no melhor estilo rock da Califórnia, usamos um elogio a todas elas: "Pretty Woman", na versão mais clean de Roy Orbinson, de 1964, que é trilha do filme Uma Linda Mulher, com Julia Roberts.






Aqui, um video de fã com a música e cenas do filme, muito legal.







No desfile de gala, muitos clássicos, como “Smoke Gets in Your Eyes”, clássico de 1958 do The Platters, de filmes como Além da Eternidade, com Richard Dreyfuss e Holly Hunter, com direção de Steven Spielberg. Esse vídeo está cortado bem no finalzinho, mas é original com o grupo.







Pai e filha cantando juntos a memorável “Unforgettable”. Esse é o vídeo oficial de Nat King Cole e Natalie Cole.







Outro clássico, Patsy Cline com “Crazy”. Caiu muito bem no palco.







Não podia faltar Frank Sinatra. Escolhemos “Too Marvelous for Words”, que está na trilha de Do que as Mulheres Gostam, comédia com Mel Gibson. Mas neste vídeo Frank canta a mesma música no show de TV de Judy Garland, em 1962.







Os Bee Gees apareceram com “How Can You Mend a Broken Heart”, aqui selecionei um vídeo do trio em 2001, que eu considero um dos melhores shows dos caras.







A música “Let’s Stay Together”, de Al Green, está na lista e aparece em muitos filmes. Pulp Fiction, Munique, Hellboy, Como Perder um Homem em 10 Dias, Mickey Blue Eyes, O Tigrão, Louco por Você, Para o Resto de Nossas Vidas, e o recente Um Divã para Dois estão entre as trilhas que incluem esse hit. Curtam o vídeo do pastor de 1972.







Outro gigante dos standards é Tony Bennet, que esteve recentemente no Brasil. Me inspirei e escolhi uma das minhas preferidas, “The Good Life”, que toca no filme Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal. Neste vídeo Tony faz um mix desta canção e de “I Wanna be Around”, outro tema sensacional.







A clássica “Easy”, uma das músicas mais lindas dos Commodores, está nos filmes Zelador Animal e Super 8. Aqui neste vídeo raro nos anos 70, Lionel Richie está ao vivo nos vocais quando ele ainda fazia parte do grupo.







Na hora dos maiôs e biquínis agitamos um pouco mais, com as levadas rock da Califórnia. Beach Boys abriu o desfile, com “Wouldn’t be Nice” (aparece na trilha de Passe Livre, Simplesmente Complicado, Piratas do Rock, Nunca é Tarde para Amar).







Depois tivemos músicas muito lembradas como “California Dreamin’”, dos Mamas and Papas, de 1963, que está na trilha entre outros filmes de Forrest Gump, com Tom Hanks. Veja o vídeo original da banda:







Quando a segunda colocada (Athena Cunha) do Miss RS 2012 desfilou, antes de passer a faixa e a coroa para a vencedora daquela noite – pois a Gabriela Markus estava no Miss Universo -, tentamos uma versão de “Hotel California”, nos ensaios, que não ficou legal. Acabei optando por algo mais clássico e certeiro: “Blue Velvet”, de Bobby Vinton, do filme de David Lynch do mesmo nome. Ficou show!



No vídeo a seguir Bobby interpreta a música em 1964 no famoso Ed Sullivan Show.







Eis a mesma música, na sequência de abertura do filme (pra quem não viu ou não lembra, não é muito agradável).







Aqui o trailer do clássico de David Lynch, uma curiosidade à parte.







O tema da vitória, quando foi anunciada a Miss Passo Fundo como ganhadora, Vitória Centenaro. É o tema “Fireworks”, de Katy Perry, instrumental, usamos a partir dos 40 segundos.







Espero que tenham gostado do post. Mais adiante, quem sabe até o ano novo consigo postar mais músicas utilizadas em nossa transmissão, suas curiosidades, vídeos e suas relações com o cinema.

Um Feliz Natal, mais uma vez, que venham muitos presentinhos pra você...da forma que achar melhor!

Renato Martins
O Editor 

Comentários

Lidia disse…
UAU Show essa lista de vídeos natalinos!
Bom Natal pra ti tb!!