Por Favor Sucesso!

Tive o prazer de rodar nesta semana, em meu programa Café Cultura, na FM Cultura 107,7 de Porto Alegre, a banda LIVERPOOL, um dos primeiros grupos musicais da capital do Rio Grande do Sul, que, no final dos anos 60 inaugurariam aquilo que se chamaria de "rock gaúcho". O som psicodélico, som ritmos quebrados e timbres viajantes da banda são inesquecíveis para quem ouviu como eu, o primeiro vinil deles, "Por Favor Sucesso", lançado em 1969. Herdei do meu irmão o disco que até hoje está guardado entre minhas relíquias. Outras faixas maravilhosas como "Décimo Terceiro Andar", "Olhai os Lírios do Campo" e "Planador" - esta última uma pseudo-bossa, são pura vanguarda musical. O disco inteiro pode ser ouvido no link que coloco mais abaixo. Confira ao lado, nas imagens, a capa e a contra-capa deste elepê histórico.

O Liverpool, formado em 1965, ainda editaria mais um elepê (que também está disponível no link abaixo), intitulado "Marcelo Zona Sul", que era trilha de um filme com Stepan Nercessian e Françoise Forton nos papéis principais, depois se transformaria em LIVERPOOL SOUNDS e finalmente, BIXO DA SEDA, o nome mais conhecido na história do pop-rock gaúcho. Nessa fase a banda teria partido para "uma levada de rock inglês, num mix de influências, próximo do progressivo", conforme o jornlista e pesquisador Gilmar Eitelvein (fonte Wikipédia). As letras, compostas por Fughetti Luz, eram extremamente críticas e psicodélicas. A banda terminou em meados dos anos 70, mas Fughetti viraria uma espécie de guru do rock em Porto Alegre, mais precisamente na região do IAPI.
mais um disco, que está completo no mesmo link abaixo: "Marcelo Zona Sul", que foi trilha de um filme sobre a juventude carioca dos anos 60 com

Apesar da sua produção pequena, a banda até hoje é famosa no circuito progressivo gaúcho e, possivelmente, foi a partir dela que se originou o termo "rock gaúcho".

Integrantes:
Fughetti Luz - voz, letras e composições.
Pecos (Wilmar Ignácio Seade Santana) Pássaro - guitarra
Mimi Lessa - guitarra
Renato Ladeira - teclados
Marcos Lessa - baixo
Edson Espíndola - bateria

Discografia
1969 - Por Favor Sucesso (como Liverpool)
1970 - Marcelo Zona Sul (como Liverpool)
1971 - Hei Menina (como Liverpool Sounds)
1976 - Bixo da Seda

Link para ouvir os dois primeiros discos na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=cnjuDr5jcDQ

Comentários