Saúde: médicos alertam para a escolha da dieta

Todo novo ano, vem a ideia de vida nova e é muito comum querer emagrecer e embarcar num novo estilo de vida. Mas a saúde não é brincadeira e todo cuidado é pouco na hora fazer uma dieta e iniciar um programa de exercícios. Os médicos recomendam que o ideal sempre é combinar o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos.

Pra quem pretende seguir esta resolução de ano novo, deve ficar atento com algumas dicas: primeiro, um pé atrás com as dietas da moda: nesta semana, os principais sites de fofoca falam da cantora Adele, que apareceu numa foto bastante magra. Os fãs da britânica que emagreceu 19 quilos desde 2017, já descobriram que além da práica do Pilates, ela está fazendo a dieta "Sirtfood" — que inclui a ingestão de vinho e chocolate amargo. O regime não permite nenhum outro tipo de doce, e se baseia no consumo de alimentos que contém polifenóis, que são compostos naturais que ajudam no emagrecimento, combate a inflamação e estímulo à formação de massa magra. Em estudos feitos em ratos, a ativação levou à redução da massa gorda e também a transformação da gordura branca em gordura marrom, que é capaz de queimar mais calorias, segundo os nutricionistas.

Mas qualquer corte radical de alimentos, zerar carboidratos ou fazer longas horas de jejum são desaconselháveis pela medicina, ainda mais pra quem vai começar algo novo. As outras orientações médicas são: manter o foco, não cortar os alimentos que gosta, e sim reduzi-los, reduzir o sal, comer verduras que não gosta junto com outras que gosta e muito importante: estabelecer horários certos para comer. O ideal é que seja um espaço de três em três horas. 

Os especialistas também indicam fixar metas, o que ajuda no emagrecimento. Uma sugestão é tentar perder 3 kg no primeiro mês, pois no início é mais fácil do corpo eliminar a gordura. Nos meses seguintes é possível fixar o objetivo de diminuir dois quilos, quando é mais difícil a perda de peso. E com isso, a dieta nova em 2020 vai trazer inúmeros benefícios para a saúde!

Comentários