Porto Alegre recebe novo hospital em meio à pandemia

A maior prova de quando se quer, se pode. Quando se une poder público, iniciativa privada, diversos setores da sociedade, com força de vontade, investimento e poder de decisão, pode ser possível até mesmo mover montanhas. Nesta segunda (15), a capital gaúcha recebe um novo hospital surgido da necessidade de combate ao coronavírus, e construído a muitas mãos exatamente durante o período da pandemia. A estrutura, totalmente pronta para tratamento pacientes de Covid 19, foi erguida em menos de 30 dias e se transformou no novo Centro de Tratamento de Combate ao novo coronavírus, construído de forma anexa ao Hospital Independência, com a união da empresas Gerdau, Ipiranga,  Hospital Moinhos de Vento e o Grupo Zaffari, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. Nunca um hospital foi entregue tão rapidamente no país: um tempo recorde na história da construção hospitalar, que teve um investimento de mais de dez milhões de Reais. A unidade tem 60 leitos e terá a gestão feita pela Rede de Saúde Divina Providência, por meio do Hospital Independência. No local, o público passa a ser atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Félix Zucco / Agencia RBS


Os leitos foram estruturados a partir da técnica de construção modular, criada pela construtech Brasil ao Cubo, que permite entregar obras em caráter definitivo e com velocidade quatro vezes maior que uma construção comum. Essa técnica consiste no encaixe de módulos individuais, produzidos em fábrica e, então, montados no local, como peças de um jogo. A construção modular é uma técnica considerada revolucionária, pois aumenta a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações.

A média é de seis camas por quarto, cuja metragem é de 50 metros quadrados. O novo hospital será de baixa e média complexidade e atenderá pacientes que já deixaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, trata-se de um hospital de retaguarda, para desafogar os hospitais de referência, que são o Clínicas e o Conceição. A nova unidade oferecerá atendimento 24 horas. Posteriormente, o espaço será entregue para administração da prefeitura de Porto Alegre e passará a integrar a rede pública da Capital. Cem profissionais, das mais diversas áreas da saúde, trabalharão na unidade.

“O Momento pede colaboração e união. Por isso nos unimos a outras empresas e instituições na busca de soluções que fiquem de legado para a sociedade. A entrega desse centro de tratamento em Porto Alegre, cidade que deu origem a Gerdau, em tempo recorde na história do País, comprova que juntos podemos moldar um futuro melhor”, disse Gustavo Werneck, presidente da Gerdau.

"Ficamos muito felizes em entregar este centro de tratamento. É um projeto que mostra o comprometimento da Ipiranga e seus parceiros em apoiar a sociedade nesse momento. Esperamos que a dedicação de todas as partes, comprometidas na entrega dos leitos em tempo recorde, possa transmitir mais esperança na superação dessa crise e no futuro pós-pandemia", disse Marcelo Araujo, presidente da Ipiranga.

Segundo o Gerente Administrativo do Hospital Independência, Fabiano Araujo, a Rede de Saúde Divina Providência empenhou todo o seu esforço para contribuir com essa grande obra, viabilizada pelos parceiros. “É com muito orgulho que o Hospital Independência agrega ao seu modelo de gestão essa nova estrutura, replicando o seu conhecimento técnico e expertise humana no cuidado ao paciente, agora neste desafio de enfrentamento ao COVID-19, o que reforça nossa missão institucional do cuidado amoroso a vida.”

“Para nós do Grupo Zaffari, ter participado dessa parceria bem-sucedida, que agora entrega um recurso fundamental para a saúde da população gaúcha, vem ao encontro da nossa missão de servir a comunidade e estabelecer relações de confiança”, afirma Claudio Zaffari, diretor-superintendente da empresa.

Para o CEO Mohamed Parrini, a ação está alinhada aos valores fundamentais do Hospital Moinhos de Vento, como o compromisso com a comunidade e a união para salvar vidas. "Estamos tratando da gestão do projeto desde o início. Atuaremos enquanto perdurar a parceria com o apoio direto do Hospital Moinhos de Vento, compartilhando nosso know how, através de capacitações, por exemplo. Também, estamos trabalhando para implantar um projeto PROADI-SUS. Ficamos felizes de fazer parte da parceria e deixar esse legado para Porto Alegre, como fizemos com o Hospital da Restinga e Extremo-Sul. O equipamento amplia, não só durante a pandemia, mas também para o futuro, a capacidade de internação da rede pública de saúde", aponta Mohamed.

Segundo o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, a capital agradece o apoio e a parceria dos entes envolvidos na concretização da nova estrutura. “Estamos felizes de estar participando desta entrega para a cidade de algo que vai ficar como legado e não um hospital de campanha que desapareceria depois da pandemia. Além disso, esta parceria nos possibilita ampliar a estrutura e otimizar os serviços"

Com informações de Gaúcha ZH e Prefeitura de Porto Alegre.

Comentários