Empresas que focaram no cliente superaram melhor as crises

Uma recente pesquisa está apontando que as empresas que apostaram mais na experiência do cliente estão vencendo melhor a crise. Essas companhias se tornam mais resistentes aos abalos provocados por todas as instabilidades econômicas recentes. 



A consultoria McKinsey fez um levantamento desde 2008, e mostra que essas empresas enfrentam os períodos de crise com menores quedas e recuperação três vezes mais rápida, em média. Em tempos de transformação digital, a estratégia para melhorar o atendimento ao cliente tem sido rever os processos de produção, comunicação, logística e o pós-venda - e assim melhorar os resultados.

No caso da crise enfrentada nesta pandemia, o coronavírus já ensinou aos empresários que foco são as pessoas: a gestão e o empreendedorismo já faziam isso antes, mas agora, mais do que nunca, é importante entender as pessoas e seus desejos, assim como colaboradores também precisam ser compreendidos para atingirem os seus propósitos. Desta forma, empresas grandes ou pequenos, poderão se desenvolver de maneira mais consciente e natural.

Pesquisadores da Harvard Business School também estudaram 4.700 empresas durante outras três grandes recessões mundiais: a crise de 1980 (1980-1982), a contração de 1990 (1990-1991) e o colapso de 2000 (2000- 2002).

Pela pesquisa, a combinação de cortes e investimentos estratégicos traz disciplina de custos, prudência financeira e rastreamento de oportunidades. As empresas que mais progrediram foram aquelas que se mantiveram focadas com as necessidades do cliente, que também se transforma na melhor baliza para auxiliar na tomada de decisões.

No mercado sobram exemplos de organizações renomadas que superaram grandes crises, nunca desviando da prioridade de atender bem o cliente: no Brasil, HERING e PÃO DE AÇÚCAR, e no mundo, APPLE, STARBUCKS, NINTENDO e IBM também são referências de superação.    

Essas marcas repensaram suas estratégias de canais de atendimento, otimizaram recursos e potencializaram vendas, com um só objetivo: tornar a experiência do cliente tão interessante para que a venda em si seja apenas uma consequência natural.

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