Santa Casa de Porto Alegre (RS) aumenta em 50% os transplantes no mês de outubro

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou, em outubro, 55 transplantes de órgãos. Em relação a setembro, quando a instituição fez 36 procedimentos, o aumento registrado foi superior a 50%. Neste ano, devido à pandemia de coronavírus, os números ficaram muito abaixo do esperado tanto por especialistas da área quanto por pacientes. Em 16 de julho, a Santa Casa optou por restringir os transplantes de órgãos, mantendo somente a realização daqueles que fossem de urgência.


Carol Fornasier/Santa Casa/Divulgação




Em 13 de agosto, foram retomados os transplantes eletivos pediátricos e, em 2 de setembro, a instituição voltou a realizar transplantes de adultos e crianças, tanto de urgência quanto eletivos.

De acordo com o diretor médico da Santa Casa Antônio Nocchi Kalil, dois aspectos foram fundamentais para essa retomada bem-sucedida dos transplantes: a desaceleração dos casos de Covid e as campanhas de conscientização que tradicionalmente ocorrem em setembro.

Desde janeiro, a Santa Casa de Porto Alegre realizou 419 transplantes de órgãos. No mesmo período do ano passado, a instituição fez 536 procedimentos. Ao todo, em 2019, foram 648 transplantes de órgãos.

Fonte: site da Santa Casa de POA


Comentários