Centro Administrativo de Porto Alegre recebe iluminação especial para o janeiro lilás

Desde o dia 1º de janeiro deste 2021, quem passar em frente ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, vai se deparar com uma iluminação diferente. Durante todo o mês, a fachada do prédio ficará colorida em celebração ao Janeiro Lilás, Mês da Visibilidade Trans.


Imagem site Governo RS


A iluminação será feita com as luzes rosa e azul, presentes na bandeira trans. A ação é uma parceria da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio da sua Assessoria de Diversidade, com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual, parte do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJCDH.

O Janeiro Lilás é uma iniciativa que busca a sensibilização da sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, com o intuito de combater os estigmas e a violência sofrida pela população transexual e travesti. A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro.

O mês também contará com atividades das secretarias e instituições, que abordarão as temáticas de gênero, discriminação e resistência, em busca de uma maior visibilidade. A programação, prevista para a última quinzena de janeiro, será divulgada em breve.

A secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, que é uma mulher trans, reforça a importância do reconhecimento da data. “O estigma em não reconhecer a identidade trans, a baixa escolaridade, o desemprego, o preconceito, a discriminação e a violência com altos índices de assassinatos, tornam o Brasil o país que mais mata transexuais no mundo. A expectativa de vida de uma pessoa transexual fica no em torno de 35 anos, enquanto a expectativa de vida da população brasileira, em média, é de 74 anos. Essa realidade justifica a importância do debate e da sensibilização”, afirma.

De acordo com Gabriella, a campanha do Janeiro Lilás é um caminho para promover uma cultura de paz e respeito na sociedade. “O que se pretende é possibilitar espaços de diálogo, reflexão e sensibilização sobre o ser humano e os rótulos carregados de estigmas e preconceitos em nossa sociedade, atribuindo cidadania à população prejudicada”, destaca a secretária adjunta.

Para a assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima, marcar as cores da bandeira trans na fachada do Caff vai além do estímulo visual. “Representa muito mais do que uma transformação visual no prédio, é uma representação da luta de toda uma população, que ao longo da história sempre foi privada de direitos, sofrendo todo o tipo de violência. Que essas cores entrem na mente e no coração de cada um, para que 2021 seja um ano de mais amor e respeito”, pontua.

A coordenadora de Diversidade Sexual da SJCDH, Gabriela Lorenzet, explicou que o Janeiro Lilás é uma forma de trazer profundidade ao tema. “A data não é somente alusiva. É um marco, um momento de reflexão e de olhar para essa população, que ainda é tão marginalizada no nosso país. É um mês no qual Executivo, Legislativo, movimentos sociais e entidades de classe são instigados a pensar quais ações ainda são necessárias para tornar a vida dessas pessoas digna, com direitos iguais aos demais”, afirma.

Com informações do site Governo RS.
 

Comentários